Secretário Aluísio Mendes participa de Fórum de Segurança em São Luís

O secretário Aluísio Mendes participou, nesta sexta-feira (8), do I Fórum de Discussão “Segurança com Cidadania”. O evento, promovido pelos Conselhos Comunitários de Segurança Pública da Região Metropolitana, reuniu, além dos gestores do Sistema de Segurança do estado, representantes dos 24 conselhos e discutiu, entre vários aspectos, a aplicabilidade de políticas de segurança.
Pela manhã, durante os trabalhos, Aluísio Mendes mostrou às lideranças comunitárias, dados referentes à realidade nacional de segurança pública. Segundo ele, a Região Metropolitana não foge à situação de outros estados e, em alguns casos, apresenta índices de violência menores em relação a outras capitais, como Fortaleza e Recife. Além destes pontos, foram discutidos a reestruturação e a organização dos Consegs, importância do concurso público, entre outras temáticas.
“Estes espaços são de suma importância para que possamos, de forma conjunta, traçar estratégias de ação das polícias no enfrentamento à violência. Hoje temos certeza que já avançamos muito no que se refere a desmitificar a visão de que o policial trabalha distante da população. Atualmente, temos o projeto da USC que trabalha em total parceria com a comunidade. Na Vila Luizão, onde foi instalada, já reduzimos mais de 70% o número de ocorrências”, pontuou Aluísio Mendes.
Em outro painel realizando no período da tarde, participaram representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB/MA), Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Justiça (TJ). Ao final do encontro, os Conselheiros de Segurança entregaram às mãos do secretário de Segurança um documento contendo uma agenda de compromissos assinado pelas instituições presentes. O documento contem ações a serem implantadas a curto, médio e longo prazo.
A conselheira Anamélia Amaral, do bairro Cohatrac, afirmou que a reunião é uma articulação de todas as lideranças de São Luís. “Nosso intuito é que cada instituição assuma seu papel e que nós, cidadãos, possamos participar das decisões”, comentou a líder comunitária.
Participaram ainda o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antonio Roberto dos Santos Silva; o deputado federal Lourival Mendes, a Ouvidora de Segurança Pública, Elivânia Estrela, além de outras autoridades e lideranças comunitárias.

Comentários