Colégio Militar celebra 7 anos de existência com vasta programação

Os sete anos de atividades do Colégio Militar foram comemorados na noite da última sexta-feira (29), em cerimônia realizada no Teatro Zenira Fiquene, da Faculdade São Luís. O evento reuniu a comunidade escolar, pais de alunos, integrantes do comando da Polícia Militar e da Secretaria de Educação (Seduc), representada pela secretária adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira e por Francisco de Jesus Saraiva Fonseca, gestor das URE's de São Luís.

De acordo com o diretor geral do Colégio Militar Tiradentes, major José de Ribamar Costa, em sete anos a escola vem cumprindo com a sua missão social de ofertar educação de qualidade à sociedade maranhense, colhendo excelentes resultados e melhorando os indicadores educacionais do estado.

O major destacou que o Colégio Tiradentes, fruto da parceria entre a Seduc e a Polícia Militar do Maranhão, teve um rendimento positivo entre os alunos das escolas da rede estadual de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. A escola, que em 2011 ocupava a 10ª posição, subiu para o 5º lugar entre as 10 melhores escolas públicas maranhenses - incluindo redes estadual, municipal e federal.


Para o diretor geral Ribamar Costa, os indicadores obtidos no Enem de 2012 é resultado de um trabalho coletivo, focado na educação de qualidade. "Esse resultado é fruto do esforço conjunto de uma equipe de profissionais que vem trabalhando para melhorar o ensino, através de uma série de ações e projetos com o pré-vestibular, que atende alunos da escola e comunidade, e dos docentes que lecionam e fazem um excelente trabalho".

Representando o secretário de Educação Pedro Fernandes Ribeiro, a secretaria adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira ressaltou que o trabalho desenvolvido pela equipe do Colégio Militar Tiradentes, em parceria com a Seduc, ganhou o reconhecimento da sociedade maranhense em sete anos de atividades.

O reconhecimento é evidenciado pela expressiva demanda de alunos em busca de vagas e é atestado a cada ano pelos indicadores da educação brasileira. Ela citou como exemplo os resultados do Enem, quando foi considerada a escola da rede estadual de ensino com o melhor desempenho.

Para Leuzinete Pereira os indicadores apontam para o compromisso da escola para com os estudantes, com um trabalho focado na proficiência (desempenho em aprendizagem) dos alunos, cumprindo com a sua missão social de ofertar ensino médio de qualidade, consolidando o ensino fundamental, assegurando a qualidade e a qualificação para o ensino superior.

O Colégio Militar Tiradentes, criado em parceria com a Seduc, foi a primeira semente de outras unidades como as escolas militares Imperatriz e Bacabal, e Colégio Dois de Julho, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Para Leuzinete Pereira, essa associação de qualidade tem fomentado a iniciativa de outros municípios a buscar uma parceria semelhante. A viabilidade é estudada pela Seduc, que tem estimulado o trabalho em regime de colaboração com os municípios, a União e as instituições que trabalham em busca da oferta de educação de excelência.

Para marcar os sete anos de atividades do Colégio Militar Tiradentes, foi promovido um ato em Ação de Graças, exibido um vídeo institucional sobre a história da escola, seguido de apresentações culturais dos alunos do ensino médio e fundamental.

Comentários