Corpo de Bombeiros do Maranhão comemora 110 anos

Amanhã às 19hs no Multicenter Sebrae, o Comando do Corpo de Bombeiros estará realizando uma grande festa para comemorar os 110 anos da Corporação, que será celebrado no próximo dia 10. Em um interregno de várias semanas, uma vasta programação foi desenvolvida para comemorar a data.

Na festa, cerca de 400 autoridades civis, militares e eclesiásticas, nacionais e internacionais estarão sendo agraciadas com a medalha Alferes Moraes Santos, a mais alta comenda concedida a pessoas que contribuíram para o engrandecimento da Corporação.

“Esse é um momento muito importante para cada integrante da nossa Instituição, por isso, logo mais, daremos ênfase não apenas ao presente, mas, acima de tudo, ao passado, ou seja, aos nossos ex-comandantes, os quais terão um tratamento diferenciado, pois o que somos hoje, certamente, devemos muito ao trabalho desenvolvido por cada um deles”, enfatizou o coronel João Vanderley Costa Pereira, comandante geral.

Vale ressaltar que, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é uma Instituição cuja missão primordial consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do Estado.

É força auxiliar e reserva do exército brasileiro, e integra o sistema de segurança pública e defesa social do brasil. seus integrantes são denominados militares dos estados pela constituição federal de 1988, assim como os membros da polícia militar do estado do maranhão.
A Corporação foi instituída em 1901, mas efetivamente estruturado em 1903. em 1926 foi incorporado à Polícia Militar. No período ditatorial do estado novo foi desvinculado da PM, voltando a ser reintegrado em 1959. Pela constituição estadual de 1989 a Ccorporação adquiriu autonomia da PM, efetivamente consolidada em 1992.

Comentários