terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Descoberta a farsa: vídeo de homem com perna dilacerada está na Internet há 2 anos

As imagens de um homem rolando no chão com a perna direita completamente dilacerada deram o tom ao relatório entregue ao presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, pelo juiz maranhense Douglas Martins. O propósito foi agravar ao máximo a situação dos presídios do Estado e, com isso, politizar o caso.
Por 4 dias a armação fez efeito, mas ontem descobriu-se a verdade: o vídeo reporta-se a um acidente ocorrido longe do Brasil, ha pelo menos 795 dias, e foi entregue a Douglas Martins pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, César Bombeiro.
Antes dessa descoberta, o juiz Douglas Martins deu sinais de que reconhecera a fragilidade da acusação. Ele admitiu que não sabia ao certo de onde era aquele rapaz ferido.
Ontem, tão logo ficou esclarecido que as imagens não se reportavam a fatos ocorridos no Maranhão, a Polícia Civil tratou de investigar o caso. Descobriu que outro agente penitenciário, Raimundo Francisco Sales, parceiro de Bombeiro, foi quem copiou o vídeo da Internet e passou-a adiante com o propósito de armar o escândalo contra o sistema prisional. Sales depôs perante testemunhas, mas negou-se a assinar as suas declarações.
Juiz Douglas Martins
Juiz Douglas Martins
O relatório do juiz Douglas Martins tem outas inverdades já detectadas e que estão sendo documentadas para denúncia junto ao mesmo CNJ. Ele diz, por exemplo, que ele foi proibido por líderes de facções criminosas de visitar todas as áreas do Complexo de Pedrinhas, mas não cita nenhum dos tais líderes que o intimidaram.
Por outro lado, diretores de Pedrinhas asseguram que Douglas andou por onde quis, mas foi aconselhado a não ir, naquele instante, onde alguns detentos se confraternizavam com esposas e filhos, afinal era o dia de visita do Natal. Informa o secretário da Sejap, Sebastião Uchoa, que se Douglas assim decidisse, poderia interromper aquele momento, ou voltar numa outra hora, mas, simplesmente não fez nem uma coisa nem outra.
“Inexplicavelmente, preferiu escrever que fora impedido, quando ele tinha toda a autoridade do mundo para ir a todos os recantos de Pedrinhas”- informou. (Com informações do Imparcial)
Retirado do Blog:http://www.luispablo.com.br/maranhao/2013/12/descoberta-a-farsa-video-de-homem-com-perna-dilacerada-esta-na-internet-ha-2-anos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.