Secretário Sebastião Uchôa e o reitor Natalino Salgado com assessores durante reunião na Ufma

O secretário de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, se reuniu, nesta segunda-feira (2), com o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, para tratar sobre o termo de parceria para formalização de convênio entre as duas instituições.

 O acordo, com previsão de ser celebrado até o final deste ano, tem como objetivo a capacitação e profissionalização de servidores penitenciários do Maranhão. No encontro, realizado nas dependências do Hospital Universitário, localizado no Centro de São Luís, estavam presentes a diretora da Escola de Gestão Penitenciária, Maria Ideltrudes Freitas, a coordenadora do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Lucélia França, entre outros.

Na ocasião, ficou decidido que as instituições iriam elaborar um projeto de trabalho a fim de traçar metas e propostas para a realização de cursos de graduação e pós-graduação destinados aos servidores. 

Conforme o secretário Sebastião Uchôa, esta é uma ação integrada, por meio da Escola de Gestão Penitenciária, que objetiva o fortalecimento da prestação de serviço no sistema prisional. "Sem dúvida é um trabalho integrado de qualidade onde nossos servidores terão a oportunidade de extrair dessa parceria conhecimento científico, algo que vai refletir na prestação de serviço como um todo", afirmou Uchôa.

Depois da oficialização da parceria, os servidores serão contemplados com duas especializações: uma na área de Direitos Humanos e outra no âmbito da Gestão Penitenciária. De acordo com Natalino Salgado, uma vez estabelecido todos os acordos entre as instituições o convênio será celebrado e, logo no início de 2014, as ações serão colocadas em prática. "Os cursos são fundamentais dentro dos propósitos de educação, tendo em vista que a educação é o princípio básico para melhorar a dinâmica das políticas públicas da Secretaria de Justiça", disse Natalino.

A diretora da Escola de Gestão Penitenciária, Maria Ideltrudes, falou sobre a importância desta parceria entre a Sejap e Ufma.  Segundo ela, "a proposta é promover políticas públicas eficazes no sistema, tendo como base a capacitação, qualificação e profissionalização dos servidores". A coordenadora do curso de Direito da Ufma, Lucélia França, disse que esses são os primeiros passos para a concretização de um convênio que tem sido visto com bons olhos pela reitoria da Ufma. "A Universidade vê de forma positiva essa parceria, tanto que já sinalizou com uma resposta positiva para a realização de um conjunto de projetos de qualificação de servidores", pontuou ela.

Comentários