SSP terá policiamento reforçado no período natalino

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) está montando várias ações voltadas para reforçar a presença das forças policiais durante o período natalino. A determinação do secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, é para que as ações sejam deflagradas pelas Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros e, que seja redobrada a atenção nestes dias, nos trabalhos de patrulhamento em toda Região Metropolitana.

Entre as medidas adotadas pelo Sistema de Segurança estão o aumento no efetivo policial que será distribuídos nas ruas e reforço nos plantões da Polícia Civil. Só a PM empregará mais de 650 homens em vários pontos de São Luís, abrangendo também os municípios da Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. 

Abordagens
Durante o planejamento apresentando no salão Azul do Comando Geral da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (20), o tenente-coronel Marco Antônio Alves, comandante do Policiamento Metropolitano, informou que, a partir deste sábado (21), será iniciada a ação policial na Região Metropolitana.

“Estaremos deflagrando várias operações simultaneamente com incursões em bairros, abordagens a pessoas, veículos, motocicletas, ônibus, barreiras de fiscalização da Lei Seca, entre outras. Alguns cidadãos irão sair de um corredor de abordagem e entrar em outro, por isso, todos precisam ter paciência e compreender que este é um tempo de atuação necessária da PM”, explicou o oficial.

O patrulhamento, também, contará com o emprego de 400 alunos do Curso de Formação de Soldados (CfSd), oriundos do Concurso Público promovido pelo Governo do Maranhão. O trabalho é parte do início de estágio operacional que compõem as disciplinas do Curso. As 7h30, deste sábado (21), os soldados serão apresentados ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, e distribuídos em todas as unidades.

Além dos policias do 1º, 6º, 8º, 9º e 13º Batalhões da PM, o esquema de segurança contará com o emprego de equipes do Batalhão de Polícia Especial (BPE), com militares do Batalhão de Choque, Canil, o de Polícia Montada, bem como as Companhias Estadual de Policiamento Rodoviário Independente (CPRV Ind) e de Turismo (CPTur Ind).

Além das igrejas, incursões nos bairros com abordagens a pessoas, barreiras de contenção, estabelecimentos comerciais e casas noturnas também estão entre os pontos do planejamento estratégico de trabalho. Outra medida adotada pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) foi reforçar o policiamento nos principais hospitais de emergência de São Luís.
“Essa atuação da polícia é para garantir a ordem e a segurança dos cidadãos nas confraternizações do período natalino. Vamos focar nossas atividades operacionais, também, no combate aos homicídios e visando impedir que armas e drogas circulem na cidade. Além disso, todos os bairros continuarão com atenção especial, principalmente nas localidades já mapeadas com grande incidência de violência”, completou o tenente-coronel Alves.

Operações
Durante a coletiva no Comando Geral o comandante do CPM frisou, ainda, que a Polícia Militar vai continuar desenvolvendo a Operação Impacto nos bairros de forma a trabalhar a prevenção e a repressão. “Todo planejamento foi arquitetado pensando nos bairros com maior índice de criminalidade. O intuito dos militares, também, é combater os assaltos a coletivos e continuar com os trabalhos de revistas que já vêm sendo realizados por toda cidade” disse o Antônio Alves.

Igrejas
Nas tradicionais missa de Galo, realizadas na véspera de Natal, na terça-feira (12), o comandante do CPM informou que vai existir um patrulhamento específico para atuar nestes locais, pensando na segurança e tranquilidade dos fiéis. “Nas igrejas com programações mais extensas, o efetivo será de quatro policiais a pé para efetuar o segurança do prédio e também das proximidades”, frisou o tenente-coronel Alves.

Centro Comercial
Já para o Centro Comercial, que deve registrar um grande movimento nestes dias em que antecede as festas natalinas, o comandante disse que vai fortalecer o patrulhamento tanto na região interna como também na parte externa da Rua Grande, abrangendo as ruas e transversais que ligam o Centro comercial da cidade.
Segundo ele, o policiamento que era feito por duplas nos trechos e esquinas das lojas vai ser intensificado com um efetivo policial circulando em toda a extensão. “Além dos policias que atuam em duplas na Rua Grande, mais soldados vão fortalecer a segurança na área, pensando no grande fluxo de pessoas até terça-feira (24). A partir desse sábado, a Polícia Militar ganhará o reforço de mais 400 policias em formação, ou seja, um imenso ganho para a sociedade e para Instituição”, reforçou Alves.

Reforço dos Plantões
Já a Polícia Civil deve realizar várias operações, como a de Poluição Sonora, Polícia Civil nas Ruas e os trabalhos de combate à criminalidade com a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), por meio de seus departamentos, como o de Narcóticos (Denarc).

A Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) vai reforçar os plantões durante o final de semana, a véspera e o dia de Natal, empregando o dobro de policiais dos dias normais. “Em cada um dos quatro plantões que funcionam na capital, teremos equipes com 10 investigadores e mais dois delegados que também atuarão nos trabalhos de rua, fazendo levantamentos e investigações. Nosso propósito é que possamos oferecer um serviço com qualidade à população neste período”, falou Katherine.

Cada plantão estará aberto 24 horas por dia para atender ao cidadão, registrando todos os tipos de ocorrências criminais. Ainda de acordo com a delegada Katherine Silva Chaves Lima, a Seic e a Delegacia Especializada de Homicídios (DH) vão funcionar em regime extraordinário, fazendo levantamentos e o trabalho de investigação policial. A sociedade também poderá contar com uma equipe de seis investigadores da SPCC estará de prontidão para atender as ocorrências. 

Dicas de Segurança
Segundo Tenente Coronel Marco Antônio Alves é importante que a população faça sua parte e ande de forma prevenida no Centro Comercial e até mesmo nos bairros. “Nosso intuito é que a população também faça sua parte. Caso observe alguém em atitude suspeita, deve denunciar imediatamente a viatura mais próxima ou ao 190, uma vez que iremos trabalhar realizando incursões e operações surpresas”.

O comandante do CPM falou ainda que, por motivo de segurança, as pessoas devem evitar a exposição de celulares ou outros aparelhos durante as compras, não andar com grandes quantidades de dinheiro na bolsa e evitar lugares escuros e com pouca movimentação.

Videomonitoramento
Outro incremento para o Sistema de Segurança são as 110 câmeras de Videomonitoramento instaladas nas principais avenidas, nas regiões de concentração de agências bancárias e no centro comercial. Toda a população que vai às compras e até mesmo nas celebrações religiosas e festividades na região central contará com o auxilio deste aparato de Segurança. Para isso, a coordenação do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) já adotou várias medidas que visam aumentar o índice de produtividade dos operadores do Videomonitoramento, do Tele atendimento e, também, do Setor de Despacho e Comunicação com as viaturas e com o coordenador de Policiamento da Unidade (CPU), com a Polícia Judiciária e os Bombeiros.

Somente na região comercial de São Luís, são sete câmeras do Sistema de Videomonitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) que cobrem as áreas da Praça Deodoro, Rua Grande, Praça João Lisboa, Benedito Leite e Gonçalves Dias.

Telefones das polícias
Os cidadãos podem entrar em contato com o Sistema de Segurança para registrar algum fato, ocorrências ou fazer denúncias por meio do 190 (Emergência), do serviço do Disque Denúncia (3223 5800) e também na Delegacia On Line (www.delegaciaonline.ma.gov.br).

Comentários