quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Governadora Roseana preside formatura de 800 PMs em São Luís; mais 1.000 atuarão no interior

A governadora Roseana Sarney presidiu, na noite desta quinta-feira (20), a solenidade de formatura dos novos 800 policiais militares, de um total de 1.800 aprovados no mais recente concurso público realizado pelo Governo do Estado do Maranhão. A formatura, realizada no Comando Geral da Polícia Militar (Calhau), representou a inserção do maior quantitativo de toda a história da corporação. O efetivo formado, e que atuará na capital, vai para as ruas já na próxima semana, reforçando o policiamento que trabalhará durante o Carnaval em São Luís.

A governadora parabenizou os formandos pela vitória no concurso público e ressaltou que os novos PMs se juntarão aos 380 policiais civis e 120 bombeiros, também já formados, e a uma turma de 40 delegados que ainda se formará em março. E frisou a missão e responsabilidade dos formandos, que irão para as ruas fazer valer a lei, com respeito aos direitos humanos, à dignidade, à vida e à integridade física dos cidadãos.

 “Apesar das dificuldades financeiras que nós enfrentamos ao longo dos últimos quatro anos, conseguimos investir recursos substanciais no sistema de segurança pública do estado. Nós temos um modelo vitorioso e já implantado, que é a Unidade de Segurança Comunitária instalada na Vila Luizão. Já estamos construindo uma unidade na Cidade Olímpica e iremos implantar mais 11 na capital e no interior. Estamos fortalecendo o controle e a repressão à violência e à criminalidade. Começamos com o reaparelhamento da Polícia Militar e compramos mais de mil viaturas, um moderno helicóptero, armamento e material de segurança pessoal”, destacou a governadora.

Roseana Sarney também destacou a homenagem feita no nome da turma de formandos 2014 ao policial Francinaldo Souza Pereira, morto ano passado no exercício da profissão. A governadora ressaltou, ainda, o reforço e a construção de delegacias e batalhões da polícia do corpo de bombeiros na capital e no interior do estado. Salientou que tais investimentos beneficiam todos os maranhenses e os brasileiros que escolheram o Maranhão para viver e trabalhar.

Também participaram da solenidade, secretários de Estado, como o de Segurança Pública, Aluísio Azevedo; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; de Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa; e o chefe da Casa Civil, João Abreu;  o comandante geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, e demais autoridades militares e representantes das Forças Armadas e do Poder Legislativo.

Investimento
O secretário Aluísio Mendes afirmou que o investimento em tecnologia, em estrutura, em treinamento e capacitação tem sido uma das prioridades da Secretaria de Segurança Pública (SSP). “No entanto, jamais perdemos de vista que a principal ferramenta da segurança pública na evolução do combate ao crime é, sem dúvida, o material humano”, frisou o secretário.

Aluísio Mendes citou alguns dos projetos idealizados e consolidados na gestão da governadora Roseana Sarney, a exemplo do Sistema de Vídeo-Monitoramento da região metropolitana, que é um dos mais modernos do país, e também a criação e implantação das Unidades de Segurança Comunitária que, segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, é o projeto que mais reduziu a criminalidade no Brasil.

“São mais de 70% de redução dos índices de violência em menos de um ano. Para se ter uma ideia, as UPPs cariocas obtiveram uma redução de 50% da criminalidade, isso após 8 anos de sua implantação. Isso mostra a qualidade dos profissionais do nosso estado que, dispondo dos meios necessários, exercem um dos melhores trabalhos policiais do país”, comparou.


Coronel Zanoni Porto adiantou que os policiais formados irão para as ruas e trabalharão já no período de pré-Carnaval e no oficial. “Eles serão importantes para o reforço policial nessas festas, não somente na Região Metropolitana, mas também nos demais municípios do interior do estado”, revelou.

Ao final da solenidade, a governadora Roseana recebeu uma placa do Comando Geral da Polícia Militar das mãos do coronel Zanoni Porto e do secretário Aluísio Mendes pelos investimentos e pelo incremento do efetivo.

Emoção
A emoção dos formandos marcou a solenidade do início ao término. A policial Jackeliane Serra Brandão, de 22 anos, foi a primeira colocada no curso de formação. “Eu fico muito honrada em poder representar a Polícia Militar do Maranhão e, a partir de agora, poder trabalhar pela ordem pública, repressão ao combate de delitos e de drogas, e tudo o que aflige a sociedade. Sinto-me honrada também por estar representando as mulheres”, agradeceu.

Os demais participam de formaturas em outras cidades do interior do Maranhão: Viana, Açailândia, Codó, Pindaré-Mirim, São João dos Patos, Colinas, Zé Doca, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Bacabal, Estreito, Imperatriz, Timon, Caxias, Barra do Corda, Balsas e Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.