Inmeq/MA inspeciona ônibus escolares do Programa Caminho da Escola

Técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA) inspecionam ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, do governo federal, destinados a cidades do interior do estado. A vistoria faz parte de um convênio firmado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e prefeituras municipais.

Nesta segunda-feira (17), mais um ônibus escolar foi inspecionado pelo Inmeq/MA. Cintos de segurança, para-brisas, janelas, distâncias entre cadeiras, sinalização de saídas de emergências, elevador e espaços para cadeiras de rodas são apenas alguns dos 120 itens internos e externos inspecionados pelos técnicos do instituto.

O veículo é novo, veio de São Paulo pertence à prefeitura da cidade de Turiaçu, onde irá atender estudantes que moram na zona rural. Depois de inspecionado, o ônibus escolar recebeu o selo do Inmetro e o laudo de inspeção emitido Inmeq/MA e só então, pôde seguir viagem para o destino final.

Todos os veículos do Programa Caminho da Escola passam por inspeção de Inmetro ou de órgãos delegados nos estados, com o é o caso do Inmeq/MA. "Ao todo são 120 itens para verificação. Temos que verificar se o veículo vem da fábrica com todos estes itens e, também, se estão funcionando de forma adequada para garantir a segurança dos estudantes que serão transportados", explica o coordenador de Qualidade Industrial do Inmeq/MA, Ludimar Santos Vieira. Este ano o Instituto já inspecionou 20 ônibus escolares do programa. Em 2013, foram vistoriados mais de 140 ônibus.

Criado em 2007, o Caminho da Escola tem como objetivo padronizar e renovar a frota de veículos escolares no país. O FNDE é uma autarquia federal responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC).

Comentários