Sejap realiza curso de formação para novos agentes penitenciários do Maranhão

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), promove o curso de formação dos novos agentes penitenciários.  A solenidade de início do treinamento foi nesta segunda-feira (24) na Academia Integrada de Segurança Pública, em São Luís. Contou com a presença dos 106 candidatos aprovados para essa etapa do concurso realizado em outubro do ano passado.

O curso é a etapa final para a nomeação dos aprovados. Tem a participação dos candidatos classificados que passaram por todas as fases do concurso. São 24 disciplinas, teóricas e práticas e estágio supervisionado, com 575 h/aula e término previsto para 14 de maio. Entre as disciplinas, “Educação física”, “Defesa pessoal”, “Armamento e tiro letal e não letal”, “Ética e cidadania”, “Gestão de pessoal e relações interpessoais”, “Direitos humanos e tratamento penal” e “Inteligência prisional.

O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, destacou que o curso representa reforço na segurança.  “É parte das ações de reaparelhamento, reforma e construção das unidades prisionais.


Representando a Policia Militar, o tenente-coronel, Silva Filho, acredita que o curso é um reforço no sistema de segurança pública. "É necessário para formar profissionais capacitados e comprometidos”. Entre as autoridades presentes à solenidade, os secretários-adjuntos de Justiça, Kécio Rabelo e o de Estabelecimentos Penais da Sejap, Hamilton Louzeiro; e a diretora da Escola de Gestão Penitenciária (Egepen) Maria Idel.

Comentários