UPR de Rosário promove ação de saúde a detentos

Com foco na reintegração social de detentos, a secretaria de estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), realiza na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Rosário desde segunda-feira, 24, uma ação de saúde destinada aos detentos daquele município. As atividades na unidade acontecem até sexta-feira (28).

A ação feita por profissionais do núcleo de saúde e da coordenação de assistência social da Sejap, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, leva ao interno o teste rápido de HIV e vacinação contra Febre Amarela, Tétano, e Hepatite B. Além disso, foram feitos atendimentos odontológicos, através da unidade móvel de atendimento, e consultas médicas. 

Após a consulta, os internos já recebem o remédio receitado. Cerca de 52 internos já foram contemplados com a ação até o momento.

Na ocasião estão sendo realizadas palestras sobre os riscos de contrair doenças sexualmente transmissíveis e como preveni-las. Preservativos também foram distribuídos. “A ideia é levar mais informação e  conscientizar os internos no que se refere à DSTs/Aids e as demais doenças sexuais”, explicou a assistente social Kelly Moura.


Para o diretor da UPR de Rosário, Renato Barros, a ação é resultado de um trabalho voltado para melhorar a qualidade do sistema. “Essa ação só aconteceu porque houve um trabalho em equipe, onde todos que trabalham na unidade cooperaram de alguma forma”, resaltou o diretor. 

Comentários