2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL ATINGE OBJETIVOS

                                          Foto: J.Roberto / Ascom Semusc
A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), por meio da Superintendência  promoveu dias 19 e 20 de março, no auditório da FIEMA, na Cohama, em São Luís, a 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, tendo como tema “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”, visando oportunizar à sociedade civil e a todos que trabalham na própria ação de Defesa Civil, avaliar princípios e diretrizes para que se possa desenvolver uma melhor política municipal de Proteção e Defesa Civil. 

Nos dois dias do evento foram discutidos quatro eixos: Gestão Integrada de Riscos e Respostas a Desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil. Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção na busca de Cidades Resilientes”.

“Procuramos trazer para a Conferência todos os entes federados envolvidos na discussão da proteção, para que se faça um modelo integrado, isto é, que todos os entes que participarem tenham acesso às informações tão rápidas quanto os órgãos públicos diretamente ligados à Defesa Civil. Cremos que o evento alcançou seus objetivos, na sua plenitude, haja vista que foram dirimidas todas as dúvidas nos quatro eixos temáticos que ocorreram”, destacou o Secretário Municipal Breno Galdino.

O evento contou com a participação maciça das comunidades envolvidas, do poder público e grupos científicos. Numa votação tranquila e democrática, foram escolhidos os onze delegados (04 da sociedade civil; 03 do poder público e agente da Defesa Civil; 02 conselheiros profissionais e de políticas públicas; e 02 da comunidade científica) que irão para a Conferência Estadual, dias 10 e 11 de abril, no auditório do Centro de Ensino Paulo Freire, no Campus da UFMA. “Avaliamos como totalmente positiva a realização do evento, onde foram elaboradas várias propostas, respeitando seus diversos princípios de Proteção de Defesa Civil, para serem apresentadas durante a Conferência Estadual”, acrescentou Galdino.

CONFERÊNCIA ESTADUAL – O Secretário da SEMUSC aproveitou a  oportunidade, para agradecer a todos que contribuíram de alguma forma, seja na construção ou participação, para o sucesso do evento, que teve todas suas metas cumpridas. “Agora, estamos preparando todo esse material, para ser encaminhado à Conferência Estadual, marcada para abril, e que está sendo organizado pela Defesa Civil Estadual. Assim que for agendado, a equipe de delegados, escolhida aqui, no auditório da Fiema, vai se fazer presente à Conferência Estadual para levar essas propostas. E tudo ocorrendo da melhor forma possível, também, levá-las para a Conferência Nacional de Defesa Civil, que acontecerá em maio”, finalizou.

PAPEL DA DEFESA CIVIL – A Superintendência de Defesa Civil (SUDEC), órgão vinculado a SEMUSC, também teve um papel destacado no evento.  Para a Superintendente Elitânia Barros, a 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil foi muito boa. “Tivemos um resultado muito positivo. Inclusive estamos encaminhando para a Conferência Estadual, 16 diretrizes que serão discutidas e aprovadas para irem à Conferência Nacional”.


Destacou que o evento contou com representantes do público-alvo, que era sociedade civil, sociedade científica, Conselho privados, poder público e Defesa Civil. “Conseguimos eleger membros representativos de quatro segmentos da sociedade. Orientados pela Defesa Civil Nacional, conseguimos realmente colocar esses quatro segmentos na Conferência e, eleger 11 (onze) delegados de acordo como a Nacional tinha direcionado para nós”, finalizou  Elitânia Barros.

Comentários