Aluísio Mendes anuncia construção de Complexo de Segurança e aumento no contingente policial em audiência em Olinda Nova

Moradores do município de Olinda Nova, na Região da Baixada Maranhense, receberam, nesta sexta-feira (14), a cúpula do Sistema de Segurança Pública do Maranhão para uma audiência pública com o intuito de discutir e consolidar parcerias que vão aprimorar a atuação e as ações das polícias naquela cidade.

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores, onde estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes; o deputado estadual Jota Pinto, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada; o prefeito Edson Barros Costa Júnior (PR); a juíza Anelise Nogueira Reginato, da Comarca local; o presidente da Câmara, vereador Roberval Costa Amaral; e o secretário adjunto de Inteligência, Laércio Costa.

Aluisio anunciou a construção de uma delegacia da Polícia Civil naquela cidade, que será comandada por um delegado de carreira, a ser designado até o mês de abril, após a conclusão do Concurso Público, além de mais dois investigadores, e também do reforço do contingente da PM. A Delegacia Geral já enviou, recentemente, uma investigadora e uma escrivã para atuarem nas ações de Polícia Judiciária em Olinda Nova.

“Recebemos da prefeitura de Olinda o termo de doação do terreno e já temos licitada a obra de construção do prédio que abrigará a Delegacia de Polícia Civil. A ordem de serviço será assinada na próxima semana e a obra deve ser iniciada em breve. Outra novidade é a construção de uma nova sede para a Companhia da Polícia Militar na cidade.

Investimentos
O secretário de Segurança disse à população que a governadora Roseana Sarney já adquiriu mais 456 novas viaturas e 158 motocicletas que deverão ser distribuídos aos municípios. “Estamos na SSP desde 2010, e nesse período, o Governo do Estado adquiriu mais de 1.700 veículos, entre carros, motocicletas, microônibus e vans”, informou, assegurando que enviará a Olinda Nova duas viaturas novas, sendo uma para a Polícia Civil e outra para a PM. De imediato, a polícia receberá uma já em uso na capital, que permanecerá até que as novas sejam entregues.

 “Segurança Pública hoje é o clamor da sociedade. Temos lutado para dotar as nossas polícias de condições adequadas para prestar um bom serviço à nossa sociedade. O Maranhão tem hoje o mais moderno Sistema de Videomonitoramento do país e a melhor Central de Inteligência do Nordeste. Ao longo desses anos, reformamos mais de 43 delegacias em todo o Estado e temos mais 20 obras para serem executas este ano. Já determinamos também que todos os batalhões da capital e do interior sejam reformados”, destacou.

Na oportunidade, ele lembrou que o deputado Jota Pinto foi o primeiro parlamentar a destinar uma emenda para a área da Segurança nos últimos 20 anos. Ele falou também sobre alguns projetos e iniciativas desenvolvidos pela SSP e apresentou dados e levantamentos sobre os números da criminalidade, com destaque para os homicídios e o aumento de delitos envolvendo menores em todo o país.

Jota Pinto frisou o momento importante em que o Governo do Maranhão se faz presente em mais uma localidade para conversar com as pessoas sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Sistema na capital e no interior. “Hoje, estamos aqui buscando soluções conjuntas para dar um maior suporte nos trabalhos de segurança nessa região. A governadora Roseana tem tido a preocupação de oferecer uma segurança com qualidade para que o cidadão possa ir e vir em sua cidade com tranqüilidade, e queremos deixar o nosso apoio e a nossa contribuição como representante do Poder Legislativo”.

Parceria Governo e Município
O prefeito Costinha elogiou a gestão de Aluisio Mendes à frente da Segurança Estadual e reafirmou o interesse da administração municipal em colaborar com os projetos do Governo para a área e destacou a problemática das drogas que atinge não só as famílias do município como do país todo.

“Procuramos a Secretaria de Segurança e estamos recebemos aqui, hoje, o Governo do Estado, representado pelo titular da pasta de Segurança, cumprindo o compromisso de dialogar com o povo de Olinda e acreditamos que teremos atendidas nossas demandas e necessidades da área. Precisamos atuar conjuntamente, oferecendo educação aos nossos jovens e combatendo o tráfico de drogas, mal que tem destruído muitos lares”, falou.

Participaram, ainda, da audiência pública a delegada regional de Viana, Maria Eunice Ferreira; o comandante da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Eriverton Araújo, além de vereadores, lideranças, empresários e a comunidade em geral.

Comentários