Governo realiza solenidade de encerramento do Curso de Formação dos candidatos ao cargo de delegado da Polícia Civil do Maranhão

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP) e de Gestão e Previdência (Segep) promovem, nesta sexta-feira (28), a solenidade de encerramento do Curso de Formação Profissional para o cargo de Delegado da Polícia Civil do Maranhão.

A solenidade ocorrerá às 18h, no Auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/nº, Casa da Indústria, Bairro Cohama.

Estarão presentes os secretários chefe da Casa Civil, João Abreu; de Segurança Pública, Aluisio Mendes; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; a delegada geral da Polícia Civil do Maranhão, Cristina Resende; além dos superintendentes, diretores de órgãos da Polícia Técnico-Científica, representantes do Sistema de Segurança, associações e sindicatos.

Para participar da formação, o Governo convocou 159 candidatos ao cargo de Delegados de Polícia Civil, sendo 157 compareceram e foram matriculados. Concluem o curso, 131alunos.

O Curso de Formação Profissional representou a última etapa do Concurso Público promovido pelo Governo do Estado. O treinamento teve início no dia 13 de janeiro e foi composto por 29 disciplinas, totalizando 566 horas/aula. As aulas ocorreram nas dependências da Academia Integrada de Segurança Pública (Aisp).

Durante mais de 2 meses, eles receberam conhecimentos e noções sobre Educação Física, Defesa Pessoal, Armamento e Tiro, Ética e Cidadania aplicada à Atividade Policial, Psicologia e Saúde Aplicada, Direitos Humanos, Investigação e Inteligência Policial, Investigação de Crimes Cibernéticos, Legislação Especial, sendo todas de caráter classificatório e eliminatório.

Conforme previsto no edital do certame, foram considerados aprovados os alunos que obtiveram, em cada disciplina, nota igual ou superior a 5, sendo eliminado automaticamente e desligado do curso, o candidato que alcançou nota inferior.

A partir de agora, o Governo do Estado dará início ao processo de nomeação e de posse. De acordo com o edital, para o cargo foram oferecidas 40 novas vagas. A previsão da Segep é de que sejam nomeados mais 30 excedentes, o que representa um aumento de 75% do quantitativo inicial, totalizando 70 novos delegados.

Para o cargo de Delegado da Polícia Civil foram inscritos um total de 7.660 mil candidatos. A realização de todas as etapas do processo seletivo é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comentários