Núcleo de Assistência à Família e Posto do Sine são inaugurados na Sejap

A secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) inaugurou, na manhã de segunda-feira (10), o Núcleo de Assistência à Família das Pessoas Privadas de Liberdade e Egressos (NAF), e ainda, em parceria com a secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres), um posto avançado do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

 O NAF visa garantir assistência social, psicológica, jurídica e religiosa contínua à família dos internos, fortalecendo o seio familiar e garantindo apoio ao ente custodiado pelo Estado e mais conforto no atendimento aos parentes dos internos. Já o Sine será voltado ao encaminhamento para o mercado de trabalho e capacitação profissional das famílias, internos e egressos.

Durante a solenidade, o secretário Sebastião Uchôa disse que o momento representa um marco e a ação efetiva das politicas públicas em prol do sistema prisional. "Estamos disponibilizando a partir de agora, além das assistências disponibilizadas pelo núcleo, o encaminhamento profissional desse familiar através do Sine", enfatizou. De acordo com Uchôa, as ações devem ser levadas em breve para as unidades do interior do estado.

O secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) destacou a etapa como fundamental para a continuidade das ações de ressocialização aos internos e egressos "Ter um posto do Sine ligado diretamente ao público prisional e seus familiares é um grande passo, mas é preciso, também, o reconhecimento da sociedade e apoio dos empresários para que seja possível a conclusão do processo de ressocialização com sucesso", pontuou.

Presentes à solenidade, o subsecretário e o adjunto de justiça da Sejap, Mário Leonardo e Kécio Rabelo; representando a Defensoria Pública, o defensor Paulo Rodrigues; as coordenadoras do NAF e de Emprego Trabalho e Renda, Maria Augusta e Alice Magalhães; representantes da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), servidores da instituição e familiares de internos.

Atendimentos
A equipe do NAF atenderá de segunda a sexta-feira, das 8 as 12 e das 14 às 17h, na sede da Sejap (Rua Antônio Raposo nº 405 - Outeiro da Cruz, em São Luís) e conta com dois psicólogos, dois advogados e duas assistentes sociais.

Sob a responsabilidade da Coordenação de Trabalho e Renda da Sejap, o Sine funcionará com atendimentos para internos, egressos e população em geral. O atendimento ao público será realizado, também na sede da Sejap, pela manhã, e à tarde funcionará a rotina interna como nos demais postos.

No local poderá ser realizado, além do encaminhamento ao mercado de trabalho e qualificação, solicitação de seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho.

Comentários