quarta-feira, 12 de março de 2014

Penitenciária Feminina recebe ações de saúde em comemoração ao mês da mulher

Internas da Penitenciária Feminina em Pedrinhas recebem, até sexta-feira (14), ações voltadas à saúde da mulher. Promovido pelas secretarias de Saúde do Estado e Município, em parceria com a secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), as atividades visam atender as necessidades e o reforço no cuidado com a saúde da mulher privada de liberdade.

Durante toda a semana e sob comando das coordenações de saúde das secretarias, as 144 internas estão tendo atendimento ginecológico, odontológico e com clínico geral, além de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Palestras sobre saúde mental, direitos da mulher, doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de kits de higiene pessoal e camisetas comemorativas também estão incluídos na programação.

Coordenadora do núcleo de saúde da Sejap, Iólice Ribeiro, destaca a ação como um passo importante para o sistema penitenciário "Atividades que somem e, principalmente, prestigiem a saúde dessas mulheres é o nosso foco. Precisamos e contamos com os parceiros para que essas ações tenham continuidade e rendam bons frutos", pontuou.

Custodiada há quase dois anos na unidade prisional, a interna Ana Carolina, de 24 anos, disse estar feliz em saber que mesmo sem sua liberdade pôde manter sua saúde em dia.  "Muito bacana a atitude e principalmente saber que não estamos esquecidas aqui", revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.