Sejap alinha segurança interna prisional de presídios de São Luís

Alinhar as ações de segurança interna prisional. Esse foi o principal objetivo da reunião realizada pelo secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, na quarta-feira (19), com os diretores das unidades carcerárias de são Luís e representantes das terceirizadas que atuam no sistema, entre os quais supervisores e inspetores. Presentes, o secretário-adjunto de Estabelecimentos Penais, Hamilton Assunção, e o superintendente da pasta, Ronald Dias.

Como forma de integrar o trabalho dos diretores com o dos terceirizados, a reunião foi bastante positiva, principalmente no quesito reforço da qualidade da segurança.

Uchôa disse ser necessário que a rotina interna prisional venha ser alinhada. "Nesse alinhamento a tendência é que todos saiam vencedores, mas para isso é preciso que haja um trabalho em parceria entre todos que atuam no sistema", afirmou.

Na pauta da reunião, os presentes trataram sobre o controle efetivo dos monitores por parte dos diretores em matéria de frequência e as revistas que são realizadas nos servidores a cada troca de plantão. De acordo com o secretário estas serão feitas pelo serviço de inteligência do sistema e pela Polícia Civil. "A Polícia Civil é uma grande parceira do sistema e esse trabalho em conjunto tem resultado em bons frutos", comentou.

No ultimo ponto, foi tratado sobre a distribuição do efetivo na Região Metropolitana de São Luís, levando em consideração a necessidade de cada unidade. Para a diretora do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, com a efetividade das ações, a segurança nos estabelecimentos carcerários será reforçada. "Vai melhorar muito porque o objetivo é intensificar a segurança através das ações".

Comentários