Sejap realizará Curso Avançado de Gestão Prisional

A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), através da  Escola de Gestão Penitenciária (Egesp), realizará o Curso Avançado de Gestão Prisional aos servidores da instituição. As aulas acontecerão entre os dias 07 de abril e 05 de Junho, durante a noite, na sede da Egesp.

O objetivo do curso é o aperfeiçoamento e reciclagem do servidor penitenciário quanto às rotinas administrativas e carcerárias do sistema prisional. Além disso, é uma maneira de dar mais qualificação e novas informações sobre o setor a quem lida diretamente com ele.

De acordo com a Diretora da Egesp. Maria Idel, a procura pelo curso tem sido alta e os servidores demostram bastante interesse nas questões de capacitação “O curso seria apenas para 50 servidores, porém a procura foi grande e já estamos com 100 inscrições feitas. A ideia agora é dividir em duas turmas para que todos possam participar”, explicou. As inscrições estão sendo feitas pelo site da Sejap, em link na área de serviços e todos os alunos ganharão certificados pela escola de gestão que é devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)

Entre as disciplinas que farão parte da grade curricular do curso estão: Gerenciamento de Crise, Gestão de Material e Recursos Humano, Lei de Execução Penal, Rotinas Prisionais, Criminologia Aplicada, entre outros. O Delegado André Grossain e o Juiz da 2º Vara de Execuções Penais da capital, Roberto de Paula, além de profissionais da área jurídica, Doutores e Mestres do sistema prisional maranhense serão responsáveis por ministrar as disciplinas aos servidores..

Para o secretário de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, é o momento é de garantir ao servidor uma arma eficaz na luta para a melhoria do sistema prisional. “Todo mundo sai ganhando. Ganha o sistema prisional do estado, com profissionais qualificados, e ganham os profissionais que adquirem ainda mais conhecimento.”, frisou.

Outros cursos
Em parceria com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, a Escola de Gestão iniciará em 22 de abril um curso de capacitação para composição de uma Brigada de Incêndio na secretaria. 

Segundo a diretora da escola, o curso visa instruir os servidores para que saibam como agir e utilizar os equipamentos em casos de emergência nas unidades e demais ambientes. O curso terá duração de uma semana e será realizada pelo Tenente Patrício do Corpo de Bombeiros.

Um curso voltado para os agentes que fazem parte do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) também já tem data marcada para iniciar. Sob comando de instrutores experientes do Grupo de Intervenção Tática (GIT) do Sistema Prisional do Rio de Janeiro, o curso terá inicio dia 23 de abril e visa trazer aos agentes novas técnicas e atualizações pertinentes a rotina carcerária.



Comentários