Sejap vai inaugurar Núcleo de Atendimento à Família do interno

A Secretaria de Estado de Justiça de Administração Penitenciária (Sejap) inaugura, nesta segunda-feira (10), às 9h, na sede da secretaria (Rua Antônio Raposo nº 405 - Outeiro da Cruz, em São Luís), o Núcleo de Atendimento à Família das Pessoas Privadas de Liberdade e Egressos (NAF).

O Núcleo garantirá assistência social, psicológica, jurídica e religiosa contínua à família dos internos. Também, vai intermediar ações voltadas para o fortalecimento do convívio familiar apoiando o ente do custodiado pelo estado, por meio de atividades que vão proporcionar mais conforto no atendimento aos parentes dos encarcerados.

A equipe do NAF, que tem dois psicólogos, dois advogados e duas assistentes sociais, atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. "É um canal para ajudar eficiente às famílias dos internos", destacou a coordenadora do núcleo, Maria Augusta Marinho.

Junto ao núcleo, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres), funcionará um guichê de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A unidade fará encaminhamento aos familiares dos internos ao mercado de trabalho e para cursos de profissionalização.

Para o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, o núcleo representa um avanço. "Já disponibilizamos atendimento ao interno, como previsto na LEP (Lei de Execução Penal) e estamos, agora, estendendo esses sérvios as famílias deles”.

Comentários