UPR de Davinópolis realiza ações de ressocialização a internos


De Aidê Rocha 

Com foco nas ações de ressocialização de apenados, a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), vem realizando atividades constantes com internos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Davinópolis. A possibilidade de voltar a estudar, confecção de artesanatos, encontros religiosos, além das assistências previstas na Lei de Execuções Penais (LEP), são exemplos do que são disponibilizados aos apenados da unidade.

De acordo com a diretora da unidade, Cleonice Ferreira, o ambiente carcerário é tranquilo, o que vem influenciando positivamente nas ações de ressocialização que são realizadas. Ela explica que o local foi readequado para a implantação das aulas na unidade. "Com as mudanças e as aulas funcionando num local adequado, o bom rendimento e a assiduidade dos internos têm sido positivos. Hoje temos três turmas com 15 alunos cada uma".

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, e são ministradas por professores classificados em processo seletivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para trabalhar em unidades prisionais do Maranhão. Em parceria com a Escola Municipal Davi Alves Silva, os internos receberão, ao final do ano letivo, certificados de conclusão de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Quanto à confecção de artesanato, a atividade conta com 40 detentos que já ensinam outros a aprender o ofício. As artes desenvolvidas por eles são feitas com palitos de picolés e jornais, e são expostas para venda durante a visita dos familiares nos finais de semana.

Entre as ações previstas na LEP, o ponto referente à saúde conta com dois técnicos de enfermagem, um enfermeiro e com apoio do posto de saúde para realização de consultas de rotina e exames dos detentos. No setor jurídico o apoio é da Defensoria Pública do Estado. Cultos e celebrações católicas também fazem parte da rotina dos internos, às terças e quintas.

Comentários