Começa curso de gestantes da Maternidade Marly Sarney

A 3ª turma do curso de gestantes da Maternidade Estadual Marly Sarney teve início esta semana, com carga horária de 32 horas. A capacitação é direcionada às gestantes que fazem o pré-natal na unidade e ensina a desenvolver, entre outras coisas, ações educativas e a tranqüilizar ela e seu parceiro sobre o conhecimento do período da gestação, parto e pós-parto.
         A coordenadora geral de Enfermagem da Marly Sarney, Cleidimar Cutrim, disse que a humanização do pré-natal é uma das políticas do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “O que pretendemos é retornar determinadas medidas que permitam à mulher vivenciar a experiência do parto como algo natural, como parte do ciclo vital feminino, com o mínimo de interferência, mas mantendo o ambiente seguro o suficiente para um nascimento saudável”, explicou.
         As aulas são ministradas pela equipe multidisciplinar da Marly Sarney, composta de obstetras, pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, serviço social, psicólogo e fonoaudiólogo. Cada gestante recebe o material didático que inclui uma apostila com o conteúdo abordado nas aulas do curso e informações adicionais relativas à gravidez, respostas às dúvidas mais freqüentes e dicas para uma gestação saudável. “Além do conteúdo teórico, o curso oferecerá aulas práticas, oficinas e rodas de conversas”, explicou Cleidimar Cutrim.


         A carda horária de atividades é de três horas diárias, com os dias estabelecidos de acordo com o cronograma. Entre o conteúdo estão esclarecimentos sobre as alterações anato-fisiológicas e psicossociais da gravidez normal e do puerpério normal; conscientização na qualidade de vida, bem estar e autonomia da gestante e seu bebê, através da troca de experiência e informações.
         Elas aprendem a avaliar o acompanhamento de peso, aferição da pressão arterial e a verificação de possíveis queixas apresentadas, além da distribuição de cartilhas e material informativo.  As gestantes também são orientadas sobre cuidados com a higiene (mãe e bebê), orientações nutricionais; aspectos psicológicos da gestante, saúde bucal da mãe e do bebê, aspectos legais – direitos e deveres, dicas de moda e decoração do quarto do bebê.

Comentários