Conheça os rivais do Sampaio na disputa pelo acesso


A Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014, competição nacional equivalente à segunda divisão, começa nesta sexta-feira (18) com quatro jogos, além de outros seis no sábado (19). O campeonato será disputado por 20 clubes, dos quais os quatro primeiros colocados terão acesso à Série A de 2015 e os quatro últimos serão rebaixados à Série C de 2015.

O Sampaio estreia nesta sexta-feira (18), contra o Paraná, no Castelão. O Tricolor joga a competição pela 10ª vez em sua história, a mais memorável em 1972, quando sagrou-se campeão em cima do Campinense. A última participação da Bolívia no campeonato foi em 2002, quando foi rebaixado na 23ª colocação.

Regulamento
Pelo nono ano consecutivo, a Série B será disputada por 20 clubes no sistema de ida e volta por pontos corridos. Em cada turno, os times jogam entre si uma única vez. Os jogos do primeiro turno serão realizados na mesma ordem no segundo turno, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão o time que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas. Ao final, os quatro primeiros times ascenderão para a Série A de 2015, da mesma forma que os quatro últimos cairão para a Série C do ano seguinte.

Guia
No guia a seguir estão listados os 19 rivais do Sampaio Corrêa na luta pelo acesso. Alguns são conhecidos da Série C de 2013, como Vila Nova, Santa Cruz e Luverdense. Outros são lendas do futebol nacional como Vasco da Gama, Portuguesa e Ceará.
Confira abaixo algumas curiosidades e a situação dos times.

abc

ABC Futebol Clube

Cidade: Natal, Rio Grande do Norte
Fundação: 29 de junho de 1915 (98 anos)
Principais títulos: Campeonato Brasileiro – Série C (2010) e Campeonato Potiguar (52, último em 2011)

Curiosidades: O ABC é o time brasileiro com o maior número de campeonatos estaduais conquistados, são 52 ao todo. Além disso, o Alvinegro Potiguar também é, ao lado do América-MG, o recordista de conquistas estaduais consecutivas, sendo dez vezes campeão entre 1932 e 1941. Em pesquisa recente do Datafolha, o ABC aparece com a 27ª torcida do Brasil e conta com mais de 11 mil sócios cadastrados.

Situação: Nesta semana, a diretoria do clube anunciou que devido ao baixo rendimento no Campeonato Potiguar, seis atletas seriam afastados do elenco. O volante Daniel Paulista, capitão da equipe na campanha que livrou o clube do rebaixamento na Série B de 2013, é um deles.

Comentários