Detran-MA realiza mutirão de exames práticos e teóricos para atender demanda de usuários que buscam a habilitação

Diante do alto índice de reprovação e de candidatos novos que buscam a primeira habilitação, especialmente, na categoria “B”, o Detran-MA iniciou no último sábado (5/04) um mutirão de turmas extras aos sábados (5, 12 e 26 de abril) para realizar os exames teóricos e práticos de direção veicular.
Com essa medida, proposta, também, pelos Centros de Formação de Condutores (CFC) da capital, foram abertas 300 vagas para exame teórico, sendo 100 vagas por sábado, e 285 novas vagas categoria “B” para exames práticos, sendo 95 para cada dia do mutirão.
Os exames serão realizados exclusivamente no pátio do Detran-MA, na Vila Palmeira, em São Luís. Vale ressaltar que as vagas estão disponibilizadas, sendo de competência dos CFC’s a marcação dos exames.
A demanda para realização dos exames, teóricos e práticos para a categoria “B”, tem sido maior por conta da grande quantidade de processos que foram abertos em dezembro de 2013.
“Muitos candidatos abriram processo para tirar a primeira habilitação, adição da categoria B e reinício de processo antes de janeiro de 2014, que era o prazo para que os CFC’s cumprissem a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do uso dos simuladores de direção durante o curso téorico, o que aumentou a demanda”, justificou a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, já que o prazo para a implantação das aulas com os simuladores foi adiada para 30 de junho de 2014, de acordo com a resolução 473 do Contran.
“Fizemos todo um trabalho de remanejamento para atender essa demanda de candidatos no intuito de garantir os exames no período de tempo satisfatório”, destacou o diretor geral do Detran-MA, André Campos.

Recorde de CNH
Vale ressaltar que o Detran bateu recorde no mês de janeiro de 2014 na quantidade de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) emitidas no Maranhão. De acordo com levantamento feito pela Coordenação de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), só no mês de janeiro foram emitidas 21.996 CNH, o que representa um recorde em relação aos anos anteriores, pois em janeiro de 2012 foram 16.188 emissões e, em janeiro de 2013 foram 18.390.
De janeiro a março de 2014 foram emitidas 54.256 CNHs, um aumento de mais de quatro mil em relação ao mesmo período do ano passado.

Comentários