Diretores de unidades prisionais realizam simulação do Sistema de Justiça Aplicada do Departamento Penitenciário Nacional



De Aidê Rocha
Diretores de unidades prisionais da capital realizaram, nesta quinta-feira (10) na Penitenciária Feminina de Pedrinhas, a simulação do Sistema de Justiça Aplicada do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen). O objetivo é que os diretores coloquem em prática o aprendizado obtido durante o treinamento com os técnicos do Departamento Nacional Penitenciário que teve inicio segunda-feira (7).
Na ocasião, foram realizados cadastros de dados, tiradas fotografias e feitos alguns levantamentos judiciais das internas da Penitenciária Feminina para ensaiar como deverá ser feito o processo após a implantação do Sisdepen nas unidades. Vale destacar que o Maranhão é o primeiro estado a aderir essa plataforma de dados.

De acordo com o agente penitenciário federal do Depen e um dos técnicos responsáveis pelo treinamento aos servidores, Maurício Barea, o momento é de reconhecimento do sistema "A atividade de simulação servirá para que o diretor possa reconhecer o sistema e verificar possíveis dificuldades com relação a ele".
O sistema é uma ferramenta de gestão prisional que possibilitará a integração das informações dos órgãos das administrações penitenciárias com os da execução penal e visa a criação de um banco de dados nacional e estaduais sobre a população carcerária e os estabelecimentos penais sendo possível, a partir de então, novas ações de políticas públicas em prol do sistema penitenciário do estado.
Para o diretor do Presídio São Luís I, Christian Andrade o sistema tem muito a acrescentar quanto ao monitoramento situacional do interno e para o trabalho mais célere do servidor "Com certeza será uma ferramenta que ajudará bastante, dando agilidade aos mais diversos setores na busca de informação e pela situação do interno", frisou.

Comentários