Sectec promove aula inaugural do Maranhão Profissional - 1ª etapa 2014 para 125 municípios

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), irá realizar a aula inaugural dos cursos do Programa Maranhão Profissional - 1ª etapa 2014.
Nesta fase, são oferecidas mais de 20 mil vagas para cursos de capacitação profissional e do pré-vestibular Unvima/Maranhão Profissional. Em alguns municípios, será realizado também o Programa MTec que é desenvolvido em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc).
A aula inaugural acontecerá, simultaneamente, em mais de 125 munícipios que atualmente integram a plataforma da Universidade Virtual do Maranhão (Univima). Nesta etapa, o Maranhão Profissional funcionará em mais de 180 polos, sendo Cetecma?s (11), Centro de Vocação Tecnológica Estaleiro Escola (1), em Escolas Públicas da Rede Estadual e Municipal de Ensino (mais de 150), em ONGs (4), Centros Administrativos (16) e Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres/Sine - 06).

Cursos de qualificação profissional
Os cursos terão carga horária de 160 horas e serão oferecidos em seis áreas: auxiliar de Marketing e Vendas, auxiliar administrativo, auxiliar em Gestão de Pessoas, auxiliar de maquiagem, depilação e cabelereiro, operador de caixa e auxiliar de panificação e confeitaria.

Pré-Vestibular
Desenvolvido pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima) terá duração de oito meses, com término das aulas em dezembro. O pré-vestibular da Univima foi criado em agosto de 2012. O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas do Pré-Vestibular são realizadas na modalidade ensino à distância (Ead), através de videoconferência e apoio de mídia eletrônica, nos turnos matutino e noturno. são oferecidas aulas de 11 disciplinas (português, redação, matemática, física, química, biologia, geografia, história, inglês, filosofia e sociologia).
MTec
o MTec é uma das ações estratégicas para a universalização do ensino médio do estado. Para 2014 a tecnologia deverá entrar em funcionamento em 300 salas instaladas em 74 municípios, para o atendimento de 7.640 alunos nos 1° e 2° anos e nos turnos vespertino e noturno.
O programa é composto por 13 professores especialistas que ministram suas aulas, a partir de uma plataforma, via satélite e em tempo real, utilizando recursos pedagógicos, como vídeos, músicas, objetos de aprendizagem, que permitem aulas contextualizadas e dinâmicas, além de possibilitar interatividade imediata entre professor e alunos.
O MTec é uma parceria entre Seduc a Sectec, por intermédio da Universidade Virtual do Estado do Maranhão (Univima), instituição que fornece os equipamentos e tecnologia para subsidiar a efetivação do programa.
Em 2013, o programa funcionou em 27 salas de aula de 1° ano do Ensino Médio, atendendo um total de 672 alunos de 21 escolas, localizadas em 19 municípios.
Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, através de parecer n° 210/2013, em outubro do ano passado, o programa do Governo contribuiu de forma significativa para definição de uma nova estratégia para alcance da meta de universalização e acesso com qualidade na última etapa da educação básica.

Comentários