Sejap realiza solenidade de abertura do Curso Avançado de Gestão Prisional

                                                                      Foto: J. Roberto

De Alan Jorge

A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), por meio da Escola de Gestão Penitenciária, realizou, no inicio da noite de segunda-feira, 7, a solenidade de abertura do Curso  Avançado de Gestão Prisional. Entre os presentes estavam o secretário Sebastião Uchôa, diretores de presídios e outras autoridades. O curso, que objetiva qualificar, aperfeiçoar e especializar os servidores penais, será ministrado entre os dias 7 de abril até 5 de junho, tendo carga horária de 180 horas, com aulas de segunda a sexta, das 19h às 22h 15. 

A ação, que vem sendo planejada há pouco menos de um ano, corresponde às inúmeras ações da Sejap a fim de garantir a melhoria do sistema penitenciário estadual. Na ocasião, Uchôa falou sobre a importância do curso para o sistema carcerário. De acordo com ele, essa ação representa a profissionalização dos servidores. “Esse curso significa a qualificação dos servidores e isso parte da capacitação que o curso vai ofertar. A matriz curricular foi montada com muito critério, baseado em experiências ao longo desse tempo de gestão”, afirmou o secretário.   

O secretário adjunto de Justiça, Kécio Rabelo, reforçou que o a iniciativa significa melhor qualidade na prestação de serviço por meio da capacitação em várias linhas elaboradas na matriz curricular do curso. “O curso é interdisciplinar, ele vai dar uma visão geral do que é a gestão prisional como gestão da pena inclusive, e não apenas do ambiente”, destacou.

Sendo bastante procurado, o curso, com capacidade para 50 servidores, alcançou o total limite de inscritos em uma semana. Além disso, o banco de vagas registrou 100 inscrições. A diretora da Escola, Idel Freitas, lembrou que se trata de um curso pioneiro no estado. Segundo ela, a proposta é abrir mais duas turmas de 50 alunos após o fim deste curso. “Nós ficamos bastante satisfeitos com a procura pelo curso, tanto que vamos realizar o curso com esses 100 inscritos que ficaram no cadastro de reservas”, pontuou.



A professora da Escola João Sobreira de Lima, Ieda dos Santos Conceição, falou sobre a importância de inciativas como essas para os servidores. Segundo ela, esse curso vem melhorar os trabalhos não apenas dos educadores do sistema, mas dos gestores, agentes penitenciários e os demais servidores. “A nossa expectativa é que venha outros cursos para que haja uma qualificação profissional a fim de que façamos um trabalho melhor no sistema e aos internos”, disse a professora.


O auditor operacional do sistema, Eduardo Reis, destacou que a iniciativa vem engrandecer mais o conhecimento do servidor. Além disso, ele contou como o curso vem ajudar na prática a função exercida por ele. “Vai me fazer entender bastante a parte burocrática dos procedimentos da Sejap na parte operacional, que é o meu setor”, finalizou o servidor. 

Comentários