Semu contribui com a formação de profissionais da Sejap

Na manhã desta 3ª feira (8), a secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, proferiu palestra, seguida de debate, tendo por alvo profissionais das equipes multidisciplinares da Sejap, com o tema "Mulheres privadas de liberdade: direitos e deveres", como parte da programação do Curso Avançado de Gestão Prisional.

As oficinas de formação acontecem no período de 8 a 9 de abril, na Escola de Gestão Penitenciária, mantida pela Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária - Sejap.

“Parabenizamos a Sejap pela iniciativa e agradecemos pelo convite. Acreditamos que o trabalho articulado de diversas secretarias é a melhor forma de enfrentar as dificuldades e resolver os problemas existentes”, declarou Catharina Bacelar.

A Secretaria de Estado da Mulher desde 2009 tem atuado com o público de mulheres em situação de prisão e egressas e, mais recentemente, com familiares de homens e mulheres presos/as.

Grupo de Monitoramento e Fiscalização - GMF
A Secretaria de Estado da Mulher é membro do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do sistema carcerário maranhense, desde a sua criação, em 2010.

O Maranhão foi a primeira unidade da Federação a instituir a Política Estadual “Começar de Novo” (Lei Nº 9.116 de 13/07/10), destinada a permitir a inserção de egressos do sistema prisional que estejam em livramento condicional, suspensão de pena-sursis ou com pena cumprida.

Estabelece, ainda, percentuais de egressos nos quadros de pessoal a serem considerados por empresas interessadas em contratar com o estado do Maranhão.

Comentários