Servidores da Sejap participam de palestra sobre Saúde Prisional


De Aidê Rocha
Servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) assistiram, nesta quarta-feira (9), na Escola de Gestão Penitenciária, palestras voltadas à Saúde Prisional do interno e do servidor e, também, aos direitos humanos. As atividades fazem parte da programação do 1º Curso de Formação Continuada para Servidores Penitenciários que está sendo realizado pela instituição.
A palestra proferida por técnicos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) abordou, inicialmente, o histórico e as convenções internacionais de proteção da dignidade humana. No segundo momento, a equipe explicou aos servidores sobre o plano estadual de assistência humanitária para as pessoas privadas de liberdade e as ações que envolvem tanto o interno quanto o servidor.
Com o tema "Saúde integral: Direito do preso, dever do Estado" e ministrada pela coordenadora do Núcleo de Saúde, Iólice Ribeiro, a palestra mostrou aos servidores a importância de ter uma saúde de qualidade dentro do sistema prisional, as dificuldades enfrentadas na busca de parceiros externos que auxiliem as necessidades, as ações que vem sendo desenvolvidas pela Sejap em prol da situação e o quadro de funcionários do setor de saúde.
De acordo com a coordenadora, a equipe que integra, hoje, o núcleo de saúde do órgão cresceu e está bem mais habilitada. "Hoje, temos uma equipe competente que luta pela melhoria da saúde prisional”.
Na ocasião, os servidores tiveram ainda palestras sobre Relações Interpessoais no Ambiente Prisional com a supervisora de núcleos da Sejap, Verônica Ramalho e até o encerramento do curso contarão com palestras comandadas pelo do juiz da 2ª Vara de Execuções Penais, Roberto de Paula e pela ouvidora geral do Departamento Nacional Penitenciário, Valdirene Daufemback.

Comentários