Univima e Sectec lançam Programa Maranhão com Ciência

O Programa "Maranhão com Ciência" é uma ação concebida pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), que tem por objetivo a difusão e popularização da ciência e tecnologia nas escolas de ensino fundamental nos municípios maranhenses. O Maranhão com Ciência se caracteriza, portanto, como uma importante ferramenta pedagógica para o estudo das ciências, aliando ás práticas pedagógicas tradicionais, o experimento em laboratórios e a pesquisa de campo.
   O Programa será desenvolvido em etapas estruturadas a partir de ações específicas:
Ação 1-Formação e articulação de conteúdos voltados para as Escolas
Através desta proposta promoverá uma formação especializada para os professores multiplicadores que serão denominados de Professores Articuladores Regionais (PAR). Dessa forma, pretende motivar os alunos a assumirem o papel de jovens cientistas, investigadores das mudanças ocorridas nos espaços em tempos diferentes.

Ação 2- Clube da Ciência
Esta ação está articulada em três etapas:
a) formação continuada de professores,
b) realização da feira itinerante (Ciranda da Ciência)
c) realização do Fórum Regional de Ciências do Maranhão, evento que reunirá os melhores projetos desenvolvidos pelos clubes da ciência instalados no Estado.

Comentários