Alimentação saudável é tema de curso promovido pela SES

Oitenta e três pessoas estão participando do curso de alimentos saudáveis que está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). O curso, que integra a programação da Semana Antimanicomial promovida pela Rede Assistencial de Saúde Mental, teve início nesta terça-feira (13) e prossegue até sexta (16), na unidade móvel instalada no Hospital Estadual Nina Rodrigues.
"O curso é destinado aos usuários dos serviços de saúde mental e comunidade do Monte Castelo e visa ensinar o preparo dos alimentos de forma inteligente e sem desperdício", explicou a coordenadora do ambulatório do Nina Rodrigues, Ana Maria Belfort. As orientações e receitas buscam respeitar as diversidades e costumes regionais e a utilização de alimentos típicos de cada localidade.
O Programa Cozinha Brasil ensina como ter uma alimentação saudável, nutritiva, equilibrada e contribui com a diminuição do desperdício através do aproveitamento integral dos alimentos. "Este programa alia economia, qualidade e sabor, tendo como um dos seus princípios fundamentais o consumo consciente", explicou a técnica de alimentos do Sesi, Sonia Miranda.
O curso tem carga horária de 10 horas e ensina a aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é descartado como caule, talos, cascas, folhas e sementes. Além disso, oferece ainda noções de higiene alimentar, economia doméstica, elaboração de cardápios equilibrados, entre outros temas. Ao término do curso, os participantes recebem a certificação e um livro de receitas.

Comentários