Governo do Estado promove formatura de 101 novos agentes penitenciários

De Aidê Rocha

O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) e de Gestão e Previdência (Segep), promove, nesta terça-feira (13), a solenidade de formatura dos 101 novos agentes penitenciários que atuarão no sistema prisional do Maranhão. A cerimônia está marcada para as 18h, no auditório da Casa Civil, no Palácio Henrique de La Roque.

O curso, realizado desde fevereiro, foi a etapa final para a nomeação dos aprovados no Concurso Público realizado pelo Governo do Estado, visando preenchimento de vagas para agentes penitenciários.  Durante três meses, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas de cerca de 24 disciplinas e tiveram  avaliações de caráter eliminatório e classificatório.  Um estágio supervisionado e realizado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas também fez parte do cronograma do curso.

Nomeação e posse são os próximos passos do certame para que os aprovados possam reforçar o sistema prisional do estado. As provas foram realizadas no dia 19 de maio de 2013 e todas as etapas do processo seletivo é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, a finalização de mais uma etapa do concurso representa o empenho do governo em melhorar o sistema penitenciário do estado. “É mais um ponto positivo e necessário para o sistema. Esses novos agentes ajudarão no reforço e darão mais qualidade à segurança dos estabelecimentos penais do estado”, frisou.

Comentários