Governo promove 33 oficiais da Polícia Militar do Maranhão

Foi realizada nesta sexta-feira (2), a cerimônia de promoção de 33 oficiais da Polícia Militar do Maranhão. O evento, realizado no Quartel do Comando Geral, no Calhau, foi presidido pelo comandante da PM/MA, coronel Zanoni Porto e contou com a presença do secretário Chefe do Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; do secretário adjunto de Articulação e Modernização Institucional, coronel Antonio Roberto dos Santos Silva; do subcomandante, coronel João Nepomuceno; de comandantes de batalhões e unidades da capital e do interior, oficiais, praças e convidados.
Os oficiais foram promovidos de acordo com os critérios de antiguidade e merecimento. O aumento no número de vagas abertas para a promoção atende a Medida Provisória nº 173, de 16 de abril de 2014, proposta pelo secretário Ricardo Murad e assinada pela Governadora Roseana Sarney, que criou mais quatro vagas de coronéis e deliberou outras providências. “Esse é um dos maiores números de oficiais já promovidos, nos últimos 20 anos”, declarou o coronel Zanoni.
Ele disse que a PM/MA passa a contar com um contingente de 23 coronéis para o comando de 9.200 militares. “É o reconhecimento dos profissionais que agora ganham mais responsabilidade para conduzir o destino da corporação”, ressaltou.
Segundo o secretário Chefe da Casa Militar, coronel Vieira, que na solenidade representou o secretário de Segurança Pública, Ricardo Murad, a promoção é o reconhecimento e valorização dos policiais militares. “É um grande incentivo que deve se refletir na qualidade do serviço prestado à sociedade”, revelou.
Para o comandante do Policiamento Metropolitano, promovido a coronel, Marco Antonio Alves da Silva esse foi o reconhecimento pelos 26 anos dedicados à polícia militar. “É um grande incentivo para continuar realizando nosso trabalho e implantando novos projetos voltados para o bem estar da sociedade”, disse.
Após 27 anos de carreira militar, o promovido coronel Raimundo Nonato Santos Sá, disse que o momento representa o ápice na carreira. “Representa a consagração de quem já foi soldado, sargento e alcança a patente mais alta da corporação”, acrescentou.
Os nomes de duas mulheres se destacam na relação dos oficiais promovidos ao posto de capitão, onde assume Byanca Sâmara dos Santos Rosa e a de tenente-coronel, Edilene Soares da Silva. A tenente-coronel Edilene disse que o momento é de realização, pois passou quase toda a carreira de 27 anos na PM, como major. Ela agora se prepara para deixar o comando do 6º Batalhão da Cidade Operária para assumir novas responsabilidades. “Fico feliz pelo reconhecimento do trabalho realizado, espero continuar sendo valorizada e chegar logo ao nível mais alto da corporação”, destacou.
Ainda de acordo com o documento, assinado pela governadora Roseana Sarney, foram criados o Comando de Segurança Comunitária (CSC) e a Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos. Os municípios de São Luis, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa passarão a contar com três comandos de Policiamento de Área Metropolitana, cada um atuando em uma região específica.

Promovidos
Foram empossados ao posto de coronel, a patente mais alta da carreira da PM, os tenentes-coronéis Carlos Eduardo Abreu Gomes, José de Ribamar Silva Carvalho, Laércio Ozório Bueno, Marco Antonio Alves da Silva, José Frederico Gomes Pereira, Zózimo Paulino da Silva Neto e Raimundo Nonato Santos Sá.
Já como tenentes-coronéis, Samuel Castelo Branco Júnior, João Machado da Silva, Arlan Madson de Oliveira Lima, Edilene Soares da Silva, Ruy Fernandes Rodrigues Júnior, Manuel de Oliveira Marques de Sousa Neto e Jairo Xavier da Rocha.
Ao posto de major chegam Mário Sérgio Cutrim Santos, Jerryslando Brito Duarte, Ivan Carlos Góis Ribeiro, Alípio Alves Neto, José Maria Prado Júnior, Roberth Ronner da Silva Alves, Augusto Carlos Soares Magalhães e Renato Abrantes Campos.
Além destes, a PM terá, a partir de agora, mais 10 novos capitães e um primeiro-tenente do quadro de oficiais especialistas.

Comentários