sábado, 24 de maio de 2014

Secretaria de Segurança Pública entrega Base Comunitária no São Francisco

A Secretaria de Estado de Segurança Pública inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23), a segunda Base Comunitária na Região Metropolitana de São Luís, com sede na Rua Tijuca, Bairro São Francisco. No local, também vai funcionar a 4ª Companhia de Polícia do 8º Batalhão da Polícia Militar.

A solenidade de inauguração contou com a presença do subdelegado geral de Polícia Civil, Augusto Barros Neto, representando o secretário de Segurança Pública, Marcos José de Moraes Afonso Júnior; o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Aldimar Zanoni Porto; comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Marco Antônio Alves; e o comandante do 8º BPM, Tenente-coronel Pedro de Jesus Ribeiro.

O delegado Augusto Barros frisou a importância da interação da comunidade com a polícia no combate ao crime. “A polícia sozinha nunca vai resolver o problema da segurança pública. Combater a criminalidade é dever de todos nós. A Base Comunitária é um símbolo de união e paz que se quer trazer para a comunidade”, pontuou o subdelegado geral de Polícia Civil.

“As Bases Comunitárias iniciam um projeto ousado da Polícia Militar. Não se faz segurança sem dar condições aos policiais”, acentuou o comandante geral da PM. Na ocasião, o coronel Aldimar Zanoni Porto destacou o maior investimento da Secretaria de Estado de Segurança Pública: cerca de R$ 100 milhões destinados em reformas de vários batalhões, aquisição de 1.37 armas de fogos, 950 coletes balísticos e centenas de viaturas.

“Acreditamos nessa proposta. Esse modelo de segurança comunitária sempre produziu resultados positivos, tanto a nível internacional como nacional, diminuindo o índice de criminalidade”, salientou o comandante do policiamento metropolitano.

Dentre as vantagens das Bases Comunitárias em relação aos antigos trailers, o coronel Marco Antônio Alves, relatou três pontos principais: na segurança, a equipe de engenharia elaborou um projeto que reforçasse as paredes do prédio contra possíveis tiroteios; na posição estratégica, os pontos de instalação das bases comunitárias ficam entre as áreas consideradas nobres e as com maior incidência criminal; na interação com a comunidade, a população tem um relacionamento mais próximo com a polícia.

O policiamento da Base Comunitária da 4ª Companhia de Polícia do 8º BPM vai abranger os bairros do São Francisco, Ilhinha, Jaracaty, Renascença II e Calhau. Cinco policiais vão atuar por plantão na unidade, que recebeu duas viaturas, modelo Pálio Weekend Adventure e uma motocicleta. Os números do telefone fixo da Base e dos celulares das viaturas vão ser disponibilizados na próxima semana.

A fita de inauguração foi cortada pelo subdelegado geral de Polícia Civil, Augusto Barros Neto e o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Aldimar Zanoni Porto.

Mais Projetos
O comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Aldimar Zanoni Porto, declarou que há mais quatro bases Comunitárias a serem entregues ainda este ano. Elas vão ser instaladas nos Bairros da Liberdade, Fátima, São Raimundo e no eixo Itaqui-Bacanga.

O comandante também frisou a reativação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que reúne a Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Secretária Municipal de Trânsito e Transporte e as Forças Armadas, como convidada. A 1ª Reunião do GGI, presidido pelo secretário de Segurança Pública, Marcos José de Moraes Afonso Júnior, está prevista para a próxima sexta-feira (30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.