Secretário Marcos Affonso participa de encerramento de cursos promovidos pela SSP

A Secretaria de Estado de Segurança Púbica (SSP) realizou, na tarde desta quinta (22), no auditório Leofredo Ramos, a cerimônia de encerramento dos cursos de capacitação dos programas “Crack, é possível vencer” e “Brasil Mais Seguro”. 

A solenidade contou com a participação de agentes da polícia civil e militar, guardas de trânsito, guardas municipais e liderança comunitárias, além da cúpula da segurança pública estadual, representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e sociedade civil.

Para o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso, os cursos são importantes, pois favorecem o aprimoramento profissional. “Cursos como esses só trazem benefícios. Em nossa sociedade, enfrentamos a cada dia um novo desafio e estar preparado é fundamental. No caso específico do combate às drogas, o conhecimento é imprescindível. Os alunos estão empolgados e logo estarão nas ruas colocando em prática o que aprenderam aqui”, frisou.

O programa “Crack, é Possível Vencer” é desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com o governo estadual e prefeituras, e representa um conjunto de ações integradas com o objetivo de combater o crack e outras drogas. Nesta etapa de capacitação participaram representantes da segurança e saúde das cidades de Imperatriz e São Luís.


Durante o curso, que teve duração total de 160 horas, foram estudados temas como direitos humanos, ações comunitárias, abordagem policial à pessoa em situação de risco, rede de atenção e cuidado, polícia comunitária, resolução pacífica de conflitos, além da troca de conhecimento e experiências entre os participantes.

Pelo programa “Brasil Mais Seguro”, realizado também em parceria com o Governo Federal, foi encerrado o curso de “Promotor de Polícia Comunitária”, que contou com a participação de agentes da polícia e comunidade. O Objetivo é fazer do cidadão um parceiro da polícia, ajudando na solução de conflitos. O curso teve carga horária de 40 horas.

Os treinamentos dos programas “Crack, é possível vencer” e “Brasil Mais Seguro” são executados sob a coordenação da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) da SSP-MA.

Durante a tarde foram encerrados também os módulos presenciais dos cursos de especialização em Gestão de Segurança Pública, Direitos Humanos e Mediação de Conflitos e de Gestão de Segurança Pública, Defesa Civil e Cidadania, frutos de uma parceria da Secretaria de Segurança Pública e Uema.

Comentários