Sejap promove curso de Horticultor Orgânico para presos da UPR de Rosário

A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), por meio do Programa Pronatec, deu início, na manhã desta quarta-feira, (7), ao curso de Horticultor Orgânico para os presos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Rosário. O curso, com carga horária de 160/h e duração de dois meses, beneficiará 15 internos daquele estabelecimento carcerário. 

Os contemplados com a ação foram selecionados a participarem do curso devido ao bom comportamento e disciplina. Conforme a coordenadora de Profissionalização, Trabalho e Renda da Sejap, Alice Magalhães, a iniciativa visa proporcionar oportunidades de emprego e qualificação profissional aos detentos. "Hoje o grande empenho da Sejap é garantir ações de reintegração social aos internos, e a coordenação de Trabalho e Renda tem contribuído para isso, oferecendo oportunidades de profissionalização", afirmou Magalhães. 

As aulas, divididas entre teóricas e práticas, acontecem nas instalações da própria unidade. Com um espaço para cultivo de legumes e hortaliças, os internos aprendem desde o planejamento da produção, passando pela escolha das cultivares, preparação da área, plantio, manejo diário até a colheita e comercialização dos produtos.

Além disso, eles ainda estudam como executar o tratamento do solo, a produção de mudas, o transplante, os tratos culturais e a colheita e comercialização de talos, folhas e flores. Aprendem, ainda, como planejar a logística, comercializar e produz legumes, talos, folhas, raízes, bulbos, tubérculos, preparar o lugar para o plantio de mudas e sementes,controlar pragas e efetuar tratos culturais sustentáveis.

Comentários