Estado mobiliza mais de 700 homens para segurança no Lava Pratos

O Governo do Estado definiu o planejamento operacional para a 69ª edição do Lava Pratos de São José de Ribamar, que será realizada neste fim de semana. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) mobilizou mais de 600 policiais militares para atuarem no esquema de segurança a partir desta sexta-feira (20) até o domingo (22), sendo que 153 bombeiros militares também estarão mobilizados no sábado e domingo.

A festa do Lava Pratos marca oficialmente o encerramento da temporada carnavalesca no Maranhão e são esperados milhares de foliões. Uma das ações que será intensificada são as barreiras, que trouxeram resultados positivos no esquema elaborado para o carnaval. As barreiras têm por objetivo evitar que pessoas armadas e com drogas entrem no circuito das festividades e cometam delitos no local. O reforço da segurança foi determinado à SSP pelo governador Flávio Dino.

“Vamos atuar de forma enérgica com as barreiras e as blitzen, para evitarmos transtornos no circuito. Nosso trabalho tem foco preventivo para evitar surpresas e garantir a segurança dos frequentadores do local. Nós atuaremos em conjunto com a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de São José de Ribamar”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves.

O patrulhamento será realizado a pé, motorizado e montado, a fim de garantir a segurança e tranquilidade dos foliões. O Batalhão de Choque atuará fortemente na entrada da cidade e no entorno do circuito, realizando revistas.  A Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) também reforçará o patrulhamento e o Grupo Tático Aéreo (GTA) dará apoio ao policiamento, tanto no período noturno quanto diurno, no sábado e domingo.

Nas vias que dão acesso ao evento, a exemplo da MA-202, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e a Companhia de Policiamento Rodoviária Independente (CPRV Ind) montarão barreiras e realizarão blitz, no intuito de vistoriar os veículos, averiguando a documentação e realizando o teste do bafômetro, a fim de identificar e punir os motoristas embriagados.

Os cuidados nas ações de prevenção contra pânico, salvamentos, casos de incêndios e atendimentos pré-hospitalares serão reforçados com a presença de 153 homens do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), cobrindo todos os espaços da festa, principalmente os locais de apresentações artísticas, garantindo segurança à população nos dois dias de folia.

“Estamos destinando uma grande estrutura de homens, viaturas e equipamentos para dar total suporte aos trabalhos. Recentemente, inauguramos um quartel na cidade e, com isso, teremos mais mobilidade para atuar preventivamente. Vamos trabalhar junto com os demais órgãos do sistema de segurança, do estado e município”, ressaltou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto Pinto de Araújo.

A 1ª Companhia Independente do CBMMA funcionará 24 horas, com oficiais e praças, em regime de plantão. São três ambulâncias, duas viaturas de combate a incêndio (ABT), uma viatura de resgate e salvamento URSA, uma van, moto-aquática e jet-skis, além de equipamentos operacionais, como botes salva-vidas e pranchas de proteção individual. Este ano, haverá também o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Será instalado um posto-base na MA-201, na localidade São José dos Índios, com uma ambulância e uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), para fazer a prevenção e o atendimento em casos de acidentes de trânsito. A atenção com as praias e a orla também será redobrada. Homens do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBmar) vão fazer rondas e monitoramento, principalmente em Panaquatira e na Praia de Banho.

Fiscalizações

Equipes do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do CBMMA e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil estão fazendo um trabalho de orientação e fiscalização dos bares, casas de eventos, clubes e nas estruturas de palco, som e iluminação. O objetivo é a avaliar as condições em que se encontram esses locais, observando as licenças e a estrutura. Caso seja encontrada alguma irregularidade, o estabelecimento poderá ser interditado.

Comentários