Estado e Município se reúnem com comerciantes e moradores do Centro Histórico

                                                                                                         Foto: J.Roberto

De Aidê Rocha


Dando continuidade às medidas Governo do Estado em prol da melhoria do Centro Histórico nas áreas de segurança pública, infraestrutura e qualidade de vida, o secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, e o subprefeito de São Luís, Fábio Carvalho, estiveram, na terça-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Turismo, na Praia Grande, para mais uma reunião com moradores e comerciantes do Centro Histórico.

Para o secretário Jefferson Portela, os encontros com a comunidade têm sido de extrema importância para o desenvolvimento e sucesso dos trabalhos. Ele frisou que o dialogo com os moradores é uma marca do modelo de gestão promovido pelo governador Flávio Dino para o desenvolvimento da cultura de paz.

“Vocês moradores são nossos grandes aliados no combate à violência e a insegurança. Essas reuniões mensais são fundamentais para a integração das forças e apresentação dos resultados do que têm sido feito e principalmente para saber de vocês comunidade o que ainda precisa ser realizado”, pontuou o secretário.

Foram apresentadas as ações que já estão sendo colocadas em prática e ouvidas sugestões dos moradores, além da discussão sobre meios para a participação efetiva e mais próxima entre a comunidade e a polícia. As reuniões têm sido realizadas mensalmente e visam o ajuste entre gestores e comunidade sobre as ações em beneficio do Centro Histórico.

O encontro teve inicio com a apresentação à comunidade de algumas ações de ordem pública que foram e estão sendo efetuadas para a melhoria da região e de acordo com as necessidades apontadas pela comunidade durante os encontros anteriores com os gestores estaduais. O subprefeito de São Luís, Fábio Carvalho, explicou que essas ações realizadas em parceria com diversos órgãos vêm trazendo resultados positivos para área e para a comunidade.

“O fechamento de prédios que abrigavam usuários de drogas e tiravam a tranquilidade dos moradores e turistas da área, e ainda a ação na feira do portinho, são os primeiros passos para a revitalização e humanização do nosso Centro Histórico”, destacou o subprefeito que mostrou, ainda, imagens de antes e depois dos locais.

Foi apresentado o projeto Florescer, que busca fomentar a participação da comunidade na humanização e beleza do Centro Histórico através de flores nas sacadas das residências e ainda com cursos de capacitação e oficinas aos moradores; e o trabalho de oferta de tratamento a dependentes químicos em situação de rua realizado pelo delegado Joviano Furtado em parceria com os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), e o projeto de criação de uma Praça no Portinho.

Morador da comunidade do Desterro, o artista plástico Paulo César parabenizou o contato dos gestores com a comunidade e a atenção que vem sendo dada à região. “Bom saber que estamos tendo voz e participando de verdade das ações na nossa região”, frisou.

Estiveram presentes na reunião, o promotor Cláudio Cabral; o juiz José dos Santos Costa da  2º Vara de Infância e Juventude; o subdefensor geral do estado, Weter de Moraes; diretor do CapsAD, Marcelo Costa; representantes do Exército, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil; o delegado geral da Polícia Civil, Augusto Barros; o superintendente de Polícia Civil da capital, Leonardo Diniz; o comandante da Companhia de Turismo Independente (CPTur Ind),  Major José Roberto Moreira Filho; demais gestores da SSP, moradores, artistas e conselheiros da localidade.

A próxima reunião entre representantes do poder público com a comunidade será realizada no dia 14 de abril.

Comentários