Estado inaugura espaço de vivência na UPR do Olho d’ Água

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap) inaugurou espaço de vivencia na Unidade Prisional de Ressocialização do Olho d’ Água. A ideia é usá-lo como auditório e também como sala de visitas para os filhos dos internos. A iniciativa integra a política definida pelo governador Flávio Dino para estimular a ressocialização dos detentos e humanizar o convívio nos presídios.
Até agora, as visitas ocorriam nas celas, normalmente, na última sexta-feira de cada mês. “Estamos tentando amenizar o impacto negativo para as crianças ao chegarem a um presídio e sabemos que a presença delas ajuda na recuperação dos apenados”, afirmou a supervisora da Assistência Psicossocial da Sejap, Kelly Carvalho.  
O espaço equipado com mesas, cadeiras, jogos e brinquedos foi ambientado com a ajuda dos internos. O formato diferenciado para as visitas contará a partir de agora com a presença da equipe multidisciplinar da Unidade, além do monitoramento de segurança. 
“Apesar de sentir vontade, eu preferia que meu filho não viesse. Não gosto que ele veja as grades, mas, agora, ele pode brincar e desenhar como se estivesse em uma creche”, diz o interno Stenio Ramos, pai de um garoto de 4 anos. 
A proposta do titular da Sejap, Murilo Andrade, é estender a ideia para outras unidades, como a de Rosário e o Presídio Feminino de Pedrinhas. “Essa é a determinação do governador Flávio Dino, sairmos da repressão ostensiva para a prevenção e a humanização dos presídios”, afirmou.

Comentários