quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Sistema Faema/Senar e parceiros promovem seminário sobre ABC Cerrado em Chapadinha

Foto: ABC Cerrado Senar


Por Leocândida Rocha

O sistema Faema/Senar promove neste sábado, (26), às 8 horas, no auditório  Professora Teresa Pflueger, da Faculdade do Baixo Parnaíba,  situada na avenida Ataliba Vieira de Almeida, 1.452, Seminário de Sensibilização do projeto ABC Cerrado. O evento é voltado aos produtores rurais, técnicos e gestores de instituições relacionadas ao agronegócio, além de estudantes, professores e profissionais da área. 


A reunião é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa), do Ministério da Agricultura e Pesca, (Mapa) e prefeitura de Chapadinha, e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, (Sagrima), da Secretaria de Agricultura Familiar, (Saf) e da Secretaria de Meio Ambiente, (Sema). 


O evento terá a participação como palestrante, do coordenador do Programa ABC do Senar-DF, Mateus Tavares, os pesquisadores da Embrapa, Joaquim Bezerra Costa e José Mário Ferro Frazão, e do Mapa, Jorge Luis Nascimento e Álvaro Cardoso. Na programação constam ainda as participações do superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo, do coordenador do Grupo Gestor do Plano ABC, Luiz Coelho e do consultor da Faema, César Viana. 


ABC Cerrado 


O projeto ABC Cerrado dissemina práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico, preservando o meio ambiente. É resultado de parceria com o Ministério da Agricultura e a Embrapa, com recursos do Programa de Investimento em Florestas (FIP), administrados pelo Banco Mundial. O programa é desenvolvido em oito, (8), estados do Bioma Cerrado, dentre eles, o Maranhão. 


O Senar é o responsável pela formação profissional dos produtores rurais, pela capacitação de instrutores e técnicos de campo com foco em quatro tecnologias preconizadas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), como por exemplo: sistema plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, integração- lavoura – pecuária – Floresta, (ILPL) e florestas plantadas. O Governo Federal é o proponente do Projeto ABC Cerrado e o Governo Estadual é o principal mobilizador no estado.

No Maranhão o Projeto ABC Cerrado está estruturado em duas etapas: seminários de sensibilização e capacitação de produtores e técnicos nas tecnologias ABC. Os Seminários de Sensibilização do Projeto ABC Cerrado acontecem em municípios que representam regiões com grande potencial para produção adotando práticas sustentáveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.