Academia de Policia, a primeira e a mais importante fase na vida do policial.



Por Anselmo Ferreira / Ascom – SSP

A Academia de Policia Civil do Maranhão (ACADEPOL-MA), completou 17 anos em 2015, com mais de 2 mil policiais capacitados para atuarem na repressão, investigação e esclarecimentos de crimes.

Ao longo dos anos, a Acadepol evoluiu muito, e hoje segue uma grade curricular nacional, através da qual repassa aos futuros policiais as mais modernas técnicas existentes no país em todas as disciplinas, sejam elas teóricas, onde aprendem sobre direitos humanos, policiamento comunitário, direito penal e ética ou aquelas práticas essenciais para o dia-a-dia do policial civil, como defesa pessoal, uso de técnicas letais e tiro.

Dentre as principais funções da academia da polícia civil, estão a capacitação de delegados, médicos legistas, peritos criminais, escrivãs, investigadores e agentes de polícia científica.

Segundo a delegada Katherine Silva Chaves Lima, diretora da Acadepol do Maranhão, desde janeiro e ao longo desse ano, a instituição vem promovendo vários cursos no intuito de qualificar os profissionais da polícia civil. A delegada informou que entre os principais cursos realizados estão os de armamento e tiro, gerenciamento de crises, combate a crimes cibernéticos, cursos de narcóticos, de inteligência e de gestão em segurança pública.

Outros cursos contemplaram a Corregedoria da Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, estes no objetivo de capacitar os servidores a presidir procedimentos administrativos e sindicâncias dentro de suas áreas de competência. Na área criminalista, foram destacados pela delegada Katherine, os cursos de análises de estatísticas, de DNA e de perfis genéticos.

Este ano, através de um projeto itinerante, a Acadepol está capacitando policiais civis também no interior do Estado. Esse projeto já foi desenvolvido na cidade de Timon e logo deve chegar a Imperatriz.

“É uma responsabilidade muito grande, pois aqui começa a formação do policial civil que vai lidar com a sociedade. A Acadepol tem como objetivo formar e manter qualificada a corporação da polícia civil” disse a delegada Katherine sobre a importância da academia.

A Secretaria de Segurança Pública tem dedicado atenção especial ao aprimoramento da estrutura e serviços oferecidos pela Academia. O prédio localizado no bairro São Raimundo, está passando por uma reforma e em fase de conclusão. Contará com modernas instalações e salas com capacidade para até 70 alunos.

“É importante produzir sempre conhecimento, mostrar melhor doutrina e esperar, assim, mais qualidade na prestação de serviços da corporação”, destacou o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, sobre o valor da academia para o setor da segurança.

“A Acadepol é o espirito da instituição, o primeiro e o mais importante passo dentro da carreira policial, por ser responsável pela honra e caráter dos policiais que na academia são formados e aos quais são ministrados os ensinamentos de dignidade, dever e competências”, disse a delegada Katherine Silva Chaves Lima.


Comentários