EXCLUSIVO: Dr. Augusto Barros Delegado Geral, fala das ações da Polícia Civil do Maranhão e das mudanças na cúpula da instituição




Do Blog SJNoticias
O Sjnotícias esteve na manhã da ultima quarta-feira(04), conversando com o Delegado Geral do Maranhão Dr. Augusto Barros, ocasião em que ele falou das ações da polícia civil no estado, no combate ao tráfico de drogas, da repreensão aos assaltos as agências bancárias no interior do estado, do combate a corrupção no Maranhão, na criação das novas superintendências e nas mudanças realizadas na cúpula da Polícia Civil.
Quanto as ações da policia civil na sua gestão como delegado Geral:
O Dr. Augusto Barros  falou ao repórter Stenio Johnny que inicialmente esta sendo feito um trabalho de reaparelhamento na estruturação de todas as unidades  da polícia judiciária que compõe a Policia civil do Maranhão.
Criação de unidades de estrutura administrativa para garantir melhor operacionalidade no trabalho da instituição policial.
Criação de três novas superintendências:
Superintendência de Combate a Corrupção
Superintendência de Investigação de Homicídios e Proteção as Pessoas
Superintendência de Combate a Narcóticos.
Criação dos delegados seccionais, que passaram a exercer um cargo descentralizador, onde cada delegado irá atuar nas áreas norte, sul, leste e oeste da região metropolitana de São Luís..
Diminuição na permanência de presos nas delegacias da capital e no interior.
Ações da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas e assaltos as agências bancárias no interior do estado.
Na ação de combate ao tráfico de drogas, o Delegado Geral falou que a Polícia Civil tem feito a sua parte, investigando, fazendo incursões,  realizando operações com resultados positivos desbaratando quadrilhas de traficantes, e prendendo aqueles que realizam esta prática criminosa,  apreendendo armas e mais de 700k de drogas que poderiam gerar em lucro,  algo em torno de dez milhões de reais as organizações criminosas. Disse o Delegado Geral!
Quanto  aos assaltos seguidos de explosões de caixas eletrônicos em agências do interior maranhense, Augusto Barros Falou que esta prática delituosa é vista como desafio a nível nacional, segundo Dr. Augusto, as quadrilhas tem usado planos estratégicos, diminuindo o número de integrantes e aumentando a qualidade dos armamentos usados com explosivos.
Augusto Barros acrescentou ainda que a falta de política nacional de controle efetivo das empresas que vendem explosivos, facilita o uso destas armas de auto potencial destrutivo, mas apesar das dificuldades, a Polícia Civil do Maranhão tem dado resposta satisfatória combatendo esta prática criminosa, neutralizando as ações dessas quadrilhas, apreendendo um significativo número de armamentos e explosivos, prendendo os assaltantes de bancos, que em sua maioria vem de outros estados, instalando-se no Maranhão realizando assaltos em agências bancárias do interior estado, explodindo caixas eletrônicos deixando a população em pânico.
Para combater esta onda de assaltos a agências no interior do estado, o governo do Maranhão através da Secretária de Estado da Segurança Publica, que tem como secretário Dr. Jefferson Portela, vem realizando ações conjunta com a Policia Militar do Estado e homens do Centro Tático Aéreo do Maranhão(CTA), no sentido de neutralizar as ações dessas quadrilhas, prendendo seus integrantes, devolvendo assim a paz, a tranquilidade e a segurança para o povo maranhense. Pontuo Augusto Barros.
Combate à Corrupção
O Delegado falou que a Polícia Civil, tem a importante missão de combater as más práticas, por conta disso, o governador Fávio Dino, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão criou a Superintendência de Combate a Corrupção, com treinamento específicos para escrivães, investigadores e delegados, preparando-os para investigar prender e encaminhar à justiça os servidores públicos envolvidos em crimes de corrupção, uma vez que este tipo de crime, dá origem a outras práticas criminosas que afetam o cidadão e a sociedade. Concluiu Dr. Augusto Barros.
Mudanças na cúpula da Polícia Civil
Finalizando a entrevista o Delegado Geral do Maranhão Dr. Augusto Barros falou das mudanças na cúpula da Polícia Civil do Maranhão, Segundo ele as mudanças foram feitas objetivando um melhor aprimoramento, qualidade e dinamismo no trabalho da instituição.
As mudanças anunciadas pelo de Delegado Geral São as Seguintes:
André Gossain para a direção do Departamento de Operações Táticas Especiais com o objetivo de aproveitar suas experiências na criação das Operações Especiais no Estado. O (DOTE) é subordinado a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), e tem como objetivo desenvolver técnicas aprimoradas para situações de alta complexidade, bem como preparar e aperfeiçoar a performance dos policiais diante das circunstâncias atípicas inerentes aos riscos da profissão.
A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), passa a ser coordenada pelo delegado Tiago Bardal que já vinha desenvolvendo um excelente trabalho à frente da Superintendência de Investigações ao Narcotráfico (SENARC). Ainda de acordo com o delegado geral, a principal meta é otimizar os trabalhos realizados pelo delegado Tiago Bardal em todos os departamentos.
Assume a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcótico (Senarc), o delegado Carlos Alessandro, que compunha o Departamento de Combate ao Crime Organizado da SEIC. A missão dada pelo Delegado Geral é desenvolver o bom trabalho que já vinha sendo realizado pelo delegado Tiago.
Houve também uma mudança no âmbito da estrutura da Delegacia Geral, o delegado Lawrence Melo Pereira assume a Superintendência de Combate a Corrupção, (SECOR) e para assumir o cargo de delegado adjunto da DG, foi nomeada a delegada Adriana Amarante, que era Superintendente da Policia Civil da Capital, (SPCC).
Para a Superintendência da Policia Civil na Capital, Augusto Barros escolheu o delegado Armando que estava trabalhando no setor de inteligência do Sistema de Segurança Pública.
ASSISTA AQUI A REPORTAGEM

Comentários