Perito Criminal Miguel Alves, fala das ações da SPTC no Maranhão


O Perito Criminal, Miguel Alves da Silva Neto, Superintendente de Polícia Técnica-Científica(SPTC) da Secretária de Estado da Segurança Pública do Maranhão, falou  que  do mês de maio de 2015 quando assumiu a superintendência para 2016, houve um avanço significativo nos trabalhos periciais realizados no Estado. 

Graças ao apoio do Secretário Jefferson Portela, que não tem medido esforços, para restruturar, dinamizar, aprimorar e capacitar profissionais com objetivo de melhorar os trabalhos dos institutos que integram a SPTC

Do Trabalho da Superintendência

O superintendente falou que o órgão conta hoje com sete institutos, além dos já conhecidos IM, ICRIM e o Instituto de Identificação, foram criados  quatro novos institutos na gestão do Secretário Jefferson Portela, são eles:

Instituto Laboratorial de Análise Forense
Instituto de Genética Forense
Centralde Custódia e Vestígio
Centro de Perícia para Criança e Adolescente

No interior a SPTC conta  as unidades do IML e  ICRIM, funcionando em Imperatriz e Timon. No ano passado foram criadas mais duas unidades nas cidades de Caxias e Santa Inês, sendo que a unidade de Caxias, já se encontra em estado adiantado, com a concessão do prédio, da Universidade Estadual do Maranhão, que está passando por reforma para a instalação do IML e do ICRIM naquela cidade, quanto a cidade de Santa Inês, está em sendo adquirido um terreno para a construção do prédio, que sediará os dois institutos. O superintendente, falou ainda que o Secretário de Segurança Jefferson Portela, mandou que a SPTC elaborasse um projeto de interiorização do  trabalho pericial da Polícia Civil do Maranhão para atender as macro-regiões do Estado. O superintendente disse que esse projeto já está em fase de conclusão

No que diz respeito ao efetivo

Dr. Miguel Alves falou que, a SPTC em menos de um ano teve o acréscimo em seu quadro, de vinte novos profissionais, divididos em médicos legista, peritos criminais, e farmacêuticos legistas, que foram distribuídos na região metropolitana e no interior do estado onde existem unidades periciais.

Participação da SPTC na Operação Hidra

O perito criminal Miguel Alves, falou que a primeira faze das investigações, houve indiciamento de três médicos legistas do IML, inclusive com a prião de um deles, sendo todos os envolvidos afastados das suas funções, falou que Operação Hidra é o desdobramento da operação Asclépio, que investigou um esquema criminoso na elaboração de laudos pericias, feitos por médicos legistas lotados no IML.

O superintendente falou ainda, que nessa segunda faze da operação denominada Hidra, era investigar a atuação de advogados no esquema, onde as demandas do DPVAT, eram patrocinadas por escritório de advogados. Por conta disso, houveram mandados de busca e apreensão em vário escritórios de advogacia.  Disse que nesta segunda faze da investigação o trabalho da SPTC foi muito importante, através do Instituto de Criminalística da Polícia Civil, pois coube ao ICRIM,  a missão de copiar todos os arquivos contidos nos equipamentos de informática apreendidos nos escritórios dos advogados supostamente envolvidos neste esquema de fraudulento do DPVAT.

Das providências tomadas para coibir esta ação criminosa

Dr. Miguel Alves  falou que seguindo orientações do secretário de segurança Jefferson Portela, está sendo feita uma reorganização administrativa, controle interno do trabalho dos profissionais que integram o quadro da SPTC, trabalho da supervisão de informática para aperfeiçoamento do sistema de controle dos laudos do IML.

Considerações Finais

O superintendente disse que tem recebido apoio significativo do secretário Jefferson Portela, assim como do  Dr. Lawrence Melo delegado geral. Que o secretário de segurança tem dado as condições necessárias para que não só ele, como os profissionais da área pericial da SSP/MA, realizem um bom trabalho.

Através da restruturação que está sendo feita dentro do Sistema de Segurança Pública com reaparelhamento, aumento de efetivo e capacitação dos nossos profissionais, o Maranhão através da SSP/MA prestará um bom serviço a população. Concluiu Dr. Miguel Alves.

Comentários