Jefferson Portela homenageia os 170 anos da Capitania dos Portos e enaltece os serviços nos 186 municípios da federação



Fonte: Ascom / SSPMA

O secretário de Segurança Pública Jefferson Portela prestigiou o septuagésimo aniversário da Capitania dos Portos do Maranhão, juntamente com os comandantes das Forças Armadas e diversas autoridades. Em solenidade realizada na ultima quarta-feira (27), o comandante da Capitania dos Portos elencou os grandes avanços e presteza por conta dos serviços oferecidos à população maranhense. Na oportunidade, elogiou ainda os parceiros na árdua tarefa em zelar pela segurança do tráfego aquaviário e por salvaguardar a vida humana no mar.

Durante o evento, foi destacado que a instituição, além de promover a segurança na orla marítima da região maranhense e salvaguardar a vida humana ao mar, combate a poluição hídrica proveniente de navios, plataformas e suas instalações de apoio. Tem também a função de representar a Marinha nesta Unidade da Federação, com 186 municípios sob sua jurisdição, objetivando a garantia da liberdade de navegação.

O Capitão dos Portos André Luís Trindade informou que “As capitanias são instituições as quais a Marinha mantem ao longo de todo o Brasil, para um contato mais direto com a população. “E uma marinha de guerra com um contato mais voltada para o público, que cuida do ensino profissional marítimo, na formação dos novos aquaviários, os quais irão trabalhar no mar, que cuida dos amadores, que são as pessoas que vão se divertir no mar, como os veleiros, jet-ski e lanchas. “Cuidamos também das partes portuárias e dos despachos de embarcações que adentram e saem dos portos do Brasil”, enfatizou.

André Luís Trindade ressaltou ainda que os 170 anos de aniversário da Capitania dos Portos estão sendo comemorados juntamente com a população maranhense e a comunidade marítima, que são os nossos parceiros no dia a dia em salvaguardar a vida humana, na segurança do tráfego e prevenção da poluição das nossas águas.

O secretário de segurança pública Jefferson Portela elogiou a Capitania dos Portos pelo aniversário dos 170 anos e agradeceu pelos serviços prestados em salvaguardar a vida humana do cidadão e combater criminosos na segurança do tráfego aquaviário nos municípios maranhenses. Presente ainda na solenidade e representando o comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve, o Maj. Clodoaldo elogiou a Capitania dos Portos pelo aniversário e disse que “A instituição é de grande respeito e de importância para a companhia marítima no Estado do Maranhão. Nós, sendo do Exército, a força có-irmã, a representatividade, ela ganha um significado muito grande por estar caminhando lado a lado com essa força e também por estar ao lado do exército brasileiro”, finalizou.

Já o subcomandante do Comando Geral da Polícia Militar, Jorge Luongo enfatizou que “a Companhia dos Portos do Maranhão está de parabéns por resguardar a nossa costa, e tínhamos de prestigiar o evento, porque é um companheiro que sempre está presente conosco e é importante a união destas forças militares e as forças estaduais aqui na capital”.

Outras autoridades participaram do evento, entre elas, o comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve, o Maj. Clodoaldo; representando o comandante da Aeronáutica, o 1º Ten. Charliston Couto; O Subcomandante do Comando Geral da Polícia Militar, Jorge Luongo; O Comandante da Academia de Polícia Militar, o Cel. Sá e pela Guarda Municipal de São Luís, o comandante Ivonaldo Mota, demais empresários e representantes da sociedade civil.

Comentários