Secretário Jefferson Portela participa da abertura da Exposegma em Bacabal



Por Jony Figueiredo

Com apoio da Prefeitura Municipal de Bacabal, Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Segurança Pública e parceria da Polícia Militar e Polícia Civil foi realizada nesta sexta-feira (8), na Praça Santa Terezinha, na cidade de Bacabal, a Exposição de Segurança do Maranhão – Exposegma. Com uma mega estrutura montada durante por todo o dia, a Exposegma destacou nos seus estandes os trabalhos dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança do Estado.

Foram ministradas palestras sócio educativas, abordando temas como o trabalho do governo através da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão no combate a criminalidade, sobre drogas, violência doméstica, Lei Maria da Penha, feminicídio; temas destacando o valor da família como instituição de paz, mostrando a importânciade Deus para um relacionamento familiar, assim como, na ressocialização do individuo. OIncrim realizou muitas emissões de Carteira de Identidade, primeira e segunda via.


Vale destacar a presença da Delegacia Móvel utilizada pela Superintendência de Combate a Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) da Polícia Civil. É um veículo tipo van-escritório climatizada, aparelhada e moderna que atende nos locais de crime de homicídios. Equipada com quatro equipes, sendo seis policiais, formada por delegado, escrivão e investigadores, em regime de revezamento, 24 horas do dia. A Delegacia Móvel possui um cartório e permite que a polícia se desloque ao local do crime e proceda aos interrogatórios e coleta de provas no momento da ocorrência.


AUTORIDADES PRESENTES

O secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão Jefferson Portela e toda a cúpula da segurança, estiveram presentes: Delegado-Geral da Polícia Civil Lawrence Melo, superintendente de Polícia Civil do Interior Dicival Gonçalves, comandante da Polícia Militar do Maranhão, José Frederico Gomes Pereira, Miguel Alves, Superintendente de Polícia Técnica Científica e a delegada especial da mulher em Bacabal Fernanda Chaves.



Estiveram presentes também, algumas autoridades políticas e religiosas como o prefeito de Bacabal Zé Alberto, o deputado federal Alberto Filho, o deputado estadual Roberto Costa, deputado estadual Cabo Campos, o vereador Serafim Reis, a vereadora Regilda Santos; Frei Ribamar Cardoso, os pastores da Assembléia de Deus de Santa Inez Rayfran Batista e Paulo Henrique, Erisson Sousa (Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas) e outros.

SOLENIDADE DE ABERTURA

A Orquestra Dox da Igreja Assembleia de Deus, mostrou sua excelente performance entoando, na abertura, lindos louvores. Depois, o Frei Ribamar fez a oração do Pai Nosso e deu início a solenidade de abertura.

Logo em seguida, o secretário Jefferson Portela teve a oportunidade da palavra. Pediu desculpas pelo atraso, mas explicou que foi devido o helicóptero ter passado por uma ressonância fazendo com que ele e toda a sua equipe pousasse em um povoado distante. Ele destacou a importância da Exposegma no combate a criminalidade, na parte educacional e de conscientização.

Falou da operação realizada na quinta-feira (8), em Imperatriz, onde efetuaram prisões e desarticularam vários pontos de drogas. Disse ainda, que breve estará realizando uma operação – da mesma forma como aconteceu em Imperatriz – para tirar de circulação os bandidos que tem aterrorizado a população de Bacabal.

“O trabalho da Exposegma é de fundamental importância para a aproximação da comunidade para com aqueles que fazem a segurança pública. No entanto, o nosso trabalho como policial é agir de maneira atuante, preventiva e repreensiva, tendo como grande aliado à população, que pode contribuir por meios de informações pelo Disque Denúncia ou “ZapZap” ’, onde a sua identidade não será revelada”, disse o secretário.


O deputado federal Alberto Filho também fez uso da palavra e destacou a contribuição da prefeitura de Bacabal para com os órgãos de segurança no combate a criminalidade na cidade. Enfatizou também as emendas que ele tem conseguido para o município desde o seu primeiro mandato em 2011, que totalizam aproximadamente 22 mil emendas. Dentre tantas, a instalação da Unidade do Grupamento deBombeiros, onde a prefeitura deu toda a estrutura reformando o local.


Também no uso da palavra, o deputado estadual Cabo Campos, foi muito feliz em declarar que é importante o trabalho das igrejas em parceria com o sistema de segurança na ressocialização dentro dos presídios. “Se o individuo não permitir que Deus toque em seu coração, não haverá ressocialização”, disse Campos. Finalizou Homenageando Josilma Bogéa e Manoel Neto, coordenadores da Exposegma.


O deputado estadual Roberto Costa elogiou o empenho do governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, para combater o crime. Engrandeceu os coordenadores da Exposegma, Neto e Josilma pela a iniciativa de ter levado o evento para a cidade de Bacabal. E destacou a importância da proximidade entre a polícia e a comunidade. Falou ainda, na diminuição do índice de homicídio em Bacabal, na gestão de secretário Jefferson Portela.


A vereadora Regilda Santos agradeceu a presença de todos e também destacou a importância do relacionamento entre comunidade e polícia. Elogiou a gestão do secretário Jefferson Portela e a Exposição de Segurança do Maranhão, na cidade de Bacabal. Fez questão de frisar o excelente trabalho que a delegada especial da mulher em Bacabal, Fernanda Chaves.


Finalizando a solenidade de abertura, Josilma Bogéa, coordenadora do evento, agradeceu a presença de todos e revelou que foi a primeira vez que um secretário de segurança pública participou da Exposegma no interior do estado, com toda a cúpula do sistema. Agradeceu também, o apoio do prefeito Zé Alberto e da receptividade dos bacabalenses com toda a equipe da Exposegma.

HOMENAGENS

A Prefeitura Municipal de Bacabal homenageou o Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão e o Corpo de Bombeiro do Maranhão. O deputado Federal Alberto Filho entregou as placas ao Coronel Pereira (PMMA) e ao Coronel Wandeley (CBMMA).


Durante a solenidade de abertura da Exposegma, foi cantado o parabéns ao delegado-geral da Polícia Civil Lawrence Melo. O aniversariante que estava participando de uma operação em Imperatriz, juntamente com o secretário, não teve tempo de comemorar a data com a família, no entanto, foi surpreendido com a singela homenagem, ritmada pela Orquestra Dox.FOTO B

ENTIDADES QUE PARTICIPARAM

A Prefeitura Municipal de Bacabal, além do apoio logístico, participou com os estandes das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Saúde, Cultura, Mulher e Agricultura. Fizeram parte ainda a Guarda Municipal, 5º Ciretran Bacabal, SAMU, Proerd, 15º BPM e  6º BBM. A Unipas, a Associação de Capoeira Zambi e vários artesões do município também estiveram expondo seus trabalhos.

De São Luís foram para Exposegma a Polícia Rodoviária Estadual, Batalhão de Policia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Choque, Seap, Conselho Comunitário da Paz, GTA, Incrim, DAE, Superintendência de Homicídio (Delegacia Móvel), 24º BC, Disque Denúncia e Delegacia da Mulher.


PRA FICAR NA MEMÓRIA

Foi um dia para ficar marcado na memória de todos os bacabalenses. A Exposegma além de fazer a parte social e de conscientização para a sociedade, conseguiu reunir no mesmo palco, “rivais” políticos da cidade, mostrando assim a parcialidade do projeto e o verdadeiro sentido, que é trazer a informação para que a comunidade possa conhecer, e acima de tudo exigir seus direitos diante de uma sociedade tão corrupta que tem tirado sonhos de muitos cidadãos.

A Exposegma é coordenada pelo Manoel Neto e JosilmaBogéa. Contou com o total apoio da prefeitura de Bacabal, na pessoa do prefeito Zé Alberto.  No final do evento Josilma agradeceu a todos os colaboradores em especial ao prefeito Zé Alberto quedesde quando soube do projeto da Exposegma, demonstrou todo interesse para a sua realização. Agradeceu ainda ao deputado federal Alberto Filho que abraçou o projeto.


De acordo com a coordenação da Exposegma, a próxima exposição está prevista para o mês de agosto, em outro município que ainda será definido. “Algumas prefeituras já nos procurou, mas ainda não definimos. O nosso projeto é levar a Exposegma em todos os municípios do Maranhão”, enfatizou Manoel Neto.

Comentários