segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Secretário de Segurança Jefferson Portela destaca os trabalhos integrados das polícias do Estado



Com a integração entre as unidades do sistema de segurança, o Estado do Maranhão vem alcançando resultados cada vez mais satisfatórios em prol da população. O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela prioriza as ações para que as forças de segurança trabalhem de forma única e integrada.

Durante a coletiva na última sexta-feira (05), na Secretaria de Segurança Pública, bairro Vila Palmeira, o secretário Jefferson Portela enalteceu o sucesso das operações que vem ocorrendo em todo o Estado. Ele exemplificou na última operação realizada no município de Santa Inês, onde o trabalho em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão de uma quadrilha especializada em assalto a instituições financeiras.

A polícia trabalhando de forma conjunta prendeu uma quadrilha de criminosos entre os dias 03 e 04 do mês corrente, após os ataques à agência bancária do Banco do Bradesco, no município de Bela Vista  à  agência dos Correios ,em Monção, ambos ocorridos no dia 03 deste mês. Após os ataques, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Santa Inês em conjunto com a  7ª Companhia da Polícia Militar de Pindaré  identificou e prendeu Genivaldo Alves de Oliveira,36 anos e Edinho da Silva Nascimento, conhecido por “Índio”, de 29 anos. Na ação criminosa, eles utilizaram pistolas e espingardas de calibre 12, além de explosivos.

Também foram presos durante a operação, Ivaldo dos Reis Santos, conhecido como “Negão”, 33 anos; Damião Alves da Silva, conhecido como “Wellington”, 28 anos; Hercília da Silva Amorim, “Boneca”, 18 anos; Wanderley Sousa Moreira, conhecido como “Gerente”, 26 anos.

Parceria estendida pela segurança pública

 É notória uma integralidade entre a Polícia militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros por conta dos diversos cursos oferecidos para ampliar os conhecimentos dos profissionais da área da segurança pública na nova gestão do governador Flávio Dino. O secretário de Segurança Pública autorizou a realização neste primeiro semestre de cursos de aprimoramento e requalificação para as polícias do Maranhão, entre eles, o Curso de Operações Aéreas (COA), e o Curso de Operações Táticas Especiais (COTE)

Destacando sempre a integração das polícias, a SSP promoveu no dia 20 de julho, a solenidade de aula inaugural do 10° Curso de Operações Aéreas (COA), evento realizado no auditório da Companhia Vale do Rio Doce. Durante o 10° COA foram repassadas técnicas especiais de operações com aeronaves de asa rotativa, para uso de helicópteros e aviões nos padrões aplicados pelos profissionais que já estão em atividades na unidade. Ao término do curso os participantes estarão aptos a compor tripulação de aeronaves em missões policiais e de defesa civil. Foram disponibilizadas 120 vagas, destes, sendo selecionados 22 profissionais, dentre eles 15 Policiais Militares, 01 Civil, 04 Bombeiros Militares do Maranhão, 01 Policial Civil do Espírito Santo e ainda 01 Bombeiro Militar do Pará.

Foi realizada ainda na tarde no dia 16 do mês passado, a cerimônia de encerramento do V Curso de Operações Táticas Especiais (COTE). O evento realizado nas dependências da Academia de Polícia Civil do Maranhão (ACADEPOL), localizada no São Raimundo, formou 20 alunos que integram as Polícias Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal do Estado do Maranhão e de outras unidades federativas.


Os formandos estão aptos a integrar a equipe operacional do Grupo de Resposta Tática (GRT), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), que é voltado para ações especificas como o antissequestro. Durante o curso, os alunos adquiriram conhecimentos em técnicas de manipulação com explosivos.

Fonte: SSP/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.