Governo entrega a segunda malharia do sistema prisional do Maranhão


O Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (8), a segunda malharia do Sistema Penitenciário do Maranhão. O espaço, que vai profissionalizar, inicialmente, mais 40 novos internos, está funcionando na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Olho d’Água. A UPR Feminina de São Luís recebeu, na semana passada, a primeira malharia onde 22 internas estão sendo capacitadas.

A solenidade na UPR do Olho d’Água teve a presença do secretário de Estado da Administração Penitenciária, Murilo Andrade; subsecretária, Ana Luísa Falcão; a secretária adjunta de Atendimento e Humanização, Odaiza Gadelha; e representantes da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) e do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

O promotor de Justiça, Pedro Lino, afirmou que a UPR do Olho d’Água tem sido muito bem administrada, proporcionando um ambiente adequando para os internos. “A gestão é comprometida, em todos os aspectos, com uma ocupação digna aos internos”.

A nova malharia tem sete máquinas de corte e costura e uma para bordar. Assim como na UPR Feminina, os internos da UPR do Olho d’Água confeccionarão, num primeiro momento, o fardamento usado por eles. A estimativa, segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), é que a produção diária seja de 80 peças.

“É uma satisfação muito grande a concretização de mais esse espaço para trabalho que é, com certeza, resultado do compromisso do governador Flávio Dino para que, de fato, haja ações de ressocialização voltadas aos internos”, destacou o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Murilo Andrade.

A subsecretária da Seap, Ana Luísa Falcão afirmou que os internos estão tendo uma oportunidade real de se reinserirem a sociedade, pois eles estão sendo devidamente qualificados. “O foco é que, quando eles retornarem ao convívio social, possam ser inseridos no mercado de trabalho e possam viver suas vidas de forma digna”.

Curso

Os internos participarão do curso ‘Corte e Costura’, que faz parte do projeto “Alinhando Vidas”, idealizado pela Supervisão de Trabalho e Renda da Seap. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira no turno matutino e vespertino. Para dinamizar o aprendizado, a turma foi dividida, sendo 20 internos em cada uma. Eles participarão, em pelo menos dois meses, de aulas práticas e teóricas.

Na UPR do Olho d’Água funciona, também, uma horta e uma padaria e são desenvolvidos trabalhos artesanais. De acordo com a direção da unidade, cerca de 160 detentos estão trabalhando ou estudando nesse estabelecimento.

“Com a malharia nós chegamos a, pelo menos, 160 internos trabalhando ou estudando aqui na UPR do Olho d’Água. O foco é eliminar a ociosidade e proporcionar oportunidades eficazes de ressocialização a cada interno”, afirmou o diretor Raimundo Fonseca.

Comentários