Secretário de Segurança participa de inaugurações do Cras em Presidente Vargas e Nina Rodrigues


Representando o Governador do Maranhão Flávio Dino, o secretário de segurança pública Jefferson Portela participou neste sábado (27), de duas inaugurações do projeto Centro de Referência de Assistência Sociai (Cras). Foram agraciados os municípios de Presidente Vargas e o de Nina Rodrigues. Até o mês de setembro serão inaugurados 87 Cras em 74 municípios, os quais serão inaugurados com a presença dos diversos secretários do governo.
                                               
O Cras visa em suma, pela organização de oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. É de responsabilidade do Cras oferecer programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica, para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social e ainda prevenir as situações de risco em seu território de abrangência, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e ainda garantindo direitos.

Por meio do Cras são oferecidos as famílias em situação de extrema pobreza, a ter acesso a serviços essenciais, como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. O Cras disponibiliza ainda, os serviços de prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais.

Descerramento da placa do Cras de Presidente Vargas

A inauguração no município de Presidente Vargas contou com a presença da coordenadora do Crass, Isnaelma Uchôa e da secretária do município Tarciara Carvalho Frazão e a comunidade do município, que após participarem da abertura da solenidade, descerraram a placa de inauguração e adentraram no prédio para vistoriarem e assim aprovando as dependências que servirão para o atendimento e necessidades da população. Durante a solenidade na frente do Cras de Presidente Vargas, o secretário de segurança repassou que “O que está acontecendo aqui, são mudanças essenciais que importam na mudança da qualidade de vida. São avanços na qualidade de vida da população na inauguração desses 87 cras que serão inaugurados em todo o Maranhão. O Governador Flávio Dino incumbiu os secretários de estado para ajudar na inauguração dos mesmos”. Considerou o secretário de segurança.

Ainda na solenidade de inauguração, a coordenadora do Cras Isnaelma Uchôa disse que “O Cras realiza o acompanhamento prioritário das famílias em vulnerabilidade, acompanhamos as famílias do programa Bolsa Família e do Benefício de Proteção Continuada (BPC). Há parcerias no atendimento com a saúde, a educação, além de mantermos contatos diretos coma a Assistência Social e com o Conselho Tutelar e diversas secretarias. O Cras também referencia mensalmente 2.500 famílias no município de Presidente Vargas, onde contamos com assistente social, psicóloga e advogados”, conclui-o.

Cras de Nina Rodrigues entregue à população

Em Nina Rodrigues, antes da inauguração do Cras foi apresentado o Boi Pingo de Ouro, brincadeira esta formada por crianças e adolescentes do município. Além do secretário, participaram a coordenadora do Cras Bernadete Castro, o secretário municipal de Assistência Social Claudenir Silva , o qual representou o prefeito da cidade e ainda a presença do secretário de educação Raimundo José.

Cras de Nina Rodrigues

A coordenadora do projeto Bernadete Castro informou que “Realizamos prioritariamente as famílias do Bolsa Família, visitas e atendimentos individualizados. Adotamos os serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e o serviço de atendimento ao idoso com encontro de oficinas e atendimento e acompanhamento domiciliar. São pessoas que precisam de atendimento na área da saúde, onde fornecemos o acompanhamento. O Cras como centro de referência, não somente recebe a demanda, mas também encaminha para as áreas responsáveis”, considerou.

Após as inaugurações, o secretário de segurança Jefferson Portela ressaltou que o governador Flávio Dino manda um recado claro, que as obras são parte de um pacote a qual beneficiará 87 municípios, dentre 74 relacionados, que servirão para beneficiarem a população. Ele ponderou ainda a respeito do projeto de entrega das obras do Cras, que as obras são no mesmo padrão de excelência, é um ponto de encontro da cidadania com o poder público estadual. As condições do direito que o cidadão tanto precisa, é intermediado pelo Cras. Este governo tem um olhar para a proteção social muito forte e essas unidades do Cras entregues e dos outros 74 que estão sendo entregues cumprirão o papel de levar a representação do cidadão para todos os órgãos públicos.  A ordem do senhor governador é que todos os secretários é que atendam e atendam bem, as indicações que são feitas pelos Cras, porque estão fazendo isso em nome daqueles cidadãos daquele município. Entendemos que no Cras, é garantir cidadania, o exercício do direto e o cumprimento do dever do Estado, que é levar condições iguais para todos”, finalizou o secretário.

Mauro Wagner – Ascom SSP

Comentários