2º BBM combate incêndios em residências na madrugada de sábado

incendio bairro da Cohab



Nas primeiras horas do ultimo sábado (03), duas ocorrências de incêndio em residência movimentaram o quartel do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), localizado no bairro da Cohab. Os bombeiros receberam o primeiro chamado por volta das 2 horas da manhã, tratava-se de um incêndio estabelecido em residência no bairro Cidade Olímpica, onde a proprietária relatou que alguém havia iniciado o fogo, intencionalmente, com seus dois filhos pequenos dentro da casa.

A guarnição comandada pelo Tenente Everaldo e composta pelo Sargento Cutrim, soldado Rocha, soldado Pedro Henrique e soldado Jayron, se deslocou no Auto Bomba Tanque-17 (ABT-17) para debelar o incêndio. No local, as chamas já estavam altas, todos os cômodos foram atingidos, o acesso foi feito pela porta principal e o combate através de uma linha direta com uma mangueira de 15 metros. Ao final, as crianças foram retiradas com segurança, as chamas foram extintas e o incendiário recolhido pela polícia militar.

A segunda ocorrência, também de fogo em residência, ocorreu no bairro Santa Efigênia. Por volta das 3 horas da manhã, a guarnição do ABT -17 foi acionada para conter as chamas em uma edificação que o pavimento superior era usado como moradia e no térreo funcionava um estabelecimento comercial.

Chegando ao local da ocorrência, os bombeiros contabilizaram a queima de dois quartos, um banheiro, vários equipamentos eletrônicos, além da destruição de 50% de todo o telhado.

Para o tenente Everaldo, essa ocorrência teve um grau de complexidade ainda maior, uma vez que, o acesso ruim, a altura da edificação e a proximidade das chamas com casas vizinhas contribuíram para a maior dificuldade do combate.

 “Armamos uma linha de duas mangueiras de 15 metros e uma de 30 metros, o acesso foi estabelecido pela residência ao lado, destaco a atuação do sargento Cutrim que conseguiu subir no telhado do segundo pavimento da residência ao lado, único local onde era possível visualizar a base das chamas e estabelecer o combate do fogo com maior eficiência”, comentou o comandante da guarnição.

Um dos moradores relatou que havia uma vela acesa em um quarto, e isso poderia ter sido a causa do incêndio, já que o cômodo estava trancado.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) aproveita para fazer um alerta à população sobre o acendimento de velas em residências. “Observamos muitos casos em que proprietários se ausentam de suas casas e até mesmo viajam, deixando velas queimando por vários dias, essa é uma situação extremamente perigosa, pois além do local adequado, a queima de velas deve ser monitorada por alguém que possa intervir em caso de algum princípio de incêndio” declarou o Cap Lisboa, chefe da seção de comunicação do CBMMA.

Comentários