ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS VISITAM O CIOPS

Na manhã da última sexta-feira (16), cadetes do segundo ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar (CFO), “Josué Montello”, visitaram o Centro Integrado de Operações de Segurança do Maranhão (CIOPS).

Os cadetes e seu instrutor, o Coronel QOBM João Wanderley Costa Pereira, foram recebidos pelo Tenente Coronel QOPM Luís Eduardo Vaz, diretor do CIOPS, que fez uma breve explanação sobre o funcionamento do centro e acompanhou os visitantes pelas instalações do tele atendimento, do vídeo monitoramento, do despacho das viaturas do sistema de segurança pública, dos serviços de estatística e análise criminal e do setor das tecnologias da informação e comunicação.

Na ocasião, o Tenente Coronel Vaz destacou “que a integração da Polícia Militar, do Bombeiro Militar e da Polícia Civil, tanto no CIOPS quanto nas ruas, facilita o atendimento das solicitações da comunidade. No caso de um acidente de trânsito com vítimas presas às ferragens, por exemplo, uma mesma chamada irá acionar a Polícia Militar para o devido isolamento, o Bombeiro Militar com seu equipamento especializado para remover às vítimas das ferragens e a Polícia Civil, para o levantamento do local de acidente pelo ICRIM. Em casos ainda mais graves, também é possível acionar o Delegado da área e o IML para suas providências. Com isto, o Sistema de Segurança Pública do Maranhão pode dar uma melhor resposta às necessidades da sociedade”.

Já o Coronel Wanderley agradeceu pela recepção e falou da importância dos cadetes do Corpo de Bombeiros do Maranhão, conhecer a sistemática de funcionamento do CIOPS, pois enquanto se está atendendo um chamado na rua, muitas vezes não se tem a ideia de quantas pessoas estão trabalhando para que este atendimento ocorra. Destacou também que, no futuro, quando oficiais, poderão vir a trabalhar no CIOPS como supervisores de despacho e, para isto, precisam conhecer sua profissão e estar muito bem preparados para dar solução a todo tipo de solicitações que aqui são recebidas diariamente.

Comentários