Coronel Roberto fala dos trabalhos realizados pela Direção de Ensino da PMMA

Foto: Nilson Figueiredo


Por: Stenio Johnny / Ascom - SSP


Coronel Antônio Roberto dos Santo e Silva diretor da Direção de Ensino da Polícia Militar do Maranhão, falou a nossa reportagem que esta pasta é responsável pela capacitação qualificação e requalificarão do ensino militar. É um órgão que engloba os quatro Colégios Militar, a Academia de Polícia Militar e o CEFAP.

Disse que este ano, foram administrados vários cursos principalmente na área de formação. Como por exemplo: o  Curso de Formação de Soldados, nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias Pindaré-Mirin,  Açailândia e Balsas, e que hoje a Polícia Militar do Maranhão conta com quatro Colégios Militar em São Luís, Bacabal, Caxias e Imperatriz. Falou que a Diretoria de Ensino, teve uma grande vitória este ano, com a colocação de 1º, 2º, e 4º lugar no IDEB, que é uma avaliação do Ministério da Educação, onde o Colégio Militar obteve a maior nota no estado do Maranhão.


Falou da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, onde funciona o curso de formação dos oficias que é feito em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão, que é uma parceria de vinte seis anos que tem dado resultados positivos a Polícia Militar, onde é feito o treinamento tático dos militares, enquanto que na UEMA, é dado todo o conhecimento acadêmico, para que os futuros oficias saiam preparados para exercer a sua nova função.

Informou que o CEFAP  além de promover o curso de formação de soldados, também realiza cursos de requalificação do pessoal. Disse que este ano em parceria com a Polícia Militar de São Paulo, foi ministrado o curso de motociclistas para quarenta alunos militar. foi promovido também, o curso de requalificação de tiros Método Giraldi.

Coronel Roberto acrescentou que estão sendo realizados através de parceria com Ministério da Justiça através do ensino a distância, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargento, e o Curso de Habilitação de Oficiais. Cursos que darão aos participantes, promoções em um futuro bem próximo. São cursos promovidos a distância ministrados pelos melhores policiais do Brasil, dando uma visão maior e melhor conhecimento técnico e tático, aos nossos policiais. 

O diretor de ensino da PMMA falou ainda, que fora esses cursos existe também a parceria com o governo do estado, promovendo cursos de gestão administrativa, para formar policiais com conhecimento nesta pasta, capacitados para atuarem na área da administração da Polícia Militar. Para isso, a instituição estará atuando em parceria com Universidade Federal do Maranhão no Curso de Especialização em Gestão Pública para capitães que serão patenteados Major. Esse curso tem como objetivo tornar esse oficial um grande  gestor. Concluiu!

Comentários