Maranhão é o mais novo membro de Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas


O compromisso do Governo de Flávio Dino com o desenvolvimento sustentável foi reafirmado em evento internacional, que iniciou nesta segunda-feira, 29 de agosto, no México, durante a Reunião Anual do GCF Task Force (A Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas). O encontro segue até o dia 02 de setembro. 

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Marcelo Coelho, está no evento representando o Governo do Maranhão, sendo inclusive quem fez essa articulação, durante um ano, para a entrada do MA no GCF, que foi  indicação do Estado do Acre. Até 2015 o Maranhão estava fora do grupo, mas a partir de agora tem assento oficial.

A entrada do Maranhão no GCF como Observador em 2015 deu-se pelo esforço Secretário Marcelo Coelho, em conjunto com o do vice-governador Carlos Brandão, que após tomarem conhecimento desse importante grupo em Reunião dos Governadores da Amazônia Legal, imediatamente solicitaram o ingresso do Estado. Depois de cumprir a exigência de participar da Reunião Anual em 2015 (Barcelona, Espanha) e ser Observador por um ano, o Estado finalmente recebeu a votação exigida, tornando-se novo membro, em cerimônia realizada neste encontro do México.

Ao ingressar no GCF, o Maranhão pactua metas com os demais Estados/províncias detentores de florestas tropicais ao redor do mundo, alinhando-se á tão discutida visão contemporânea de sustentabilidade. Antes disso, porém, “o Maranhão compromete-se com ele mesmo”, afirma o secretário Marcelo Coelho. 

“Estamos trabalhando firmes para cumprir as metas do Estado na questão ambiental e, assim, contribuir com o esforço dos demais estados/países na preservação de suas florestas. Não é tarefa fácil compatibilizar desenvolvimento econômico com preservação ambiental, mas o Maranhão tem buscado apoio em outros Estados, trocado experiências e se esforçado bastante no processo de implementação da política ambiental. Receber a votação e o reconhecimento dos membros efetivos do GCF, no México, parece sinalizar que o Estado está no rumo certo”, destacou Coelho. 

Atualmente, são 29 estados e províncias de 08 países que integram essa força tarefa: Brasil, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria, Peru e Costa do Marfim. Do Brasil, além do Maranhão, ainda participam Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Rondônia.

Fonte : Ascom - Sema

Comentários